O sucesso do promoter queridinho das celebridades, Helinho Calfat

O promoter Helinho Calfat
O promoter Helinho Calfat
O promoter Helinho Calfat

Aos 42 anos, o paulistano Helinho Calfat lidera a lista de pessoas mais requisitadas e cobiçadas por famosos, aspirantes à ricos e anônimos. O Relações Públicas é considerado um dos melhores profissionais do país no segmento e responsável por promover badaladas, festas e coquetéis luxuosos. Na lista de eventos já promovidos por Helinho, destaca-se, edições do Rock In Rio, Carnaval de Salvador, Carnaval do Rio de Janeiro, shows de artistas internacionais, como Madonna, Black Eyed Peas e eventos de marcas consagradas como Louis Vuitton, Shopping Iguatemi, Chanel, Disney, Red Bull, entre outras.

O promoter queridinho das estrelas, conversou com exclusividade com a Revista Soberana e contou um pouco sobre a trajetória de sucesso.

“Desde pequeno eu gosto de me comunicar, de manter relacionamentos! Eu era muito bem relacionado, simpático, ficava amigo das pessoas muito rápido e fácil. Sou muito inquieto, gosto de procurar coisas novas, de conectar as pessoas, de ser amigos dos amigos, dos amigos”.

A paixão pela comunicação veio também de influência da família. Helinho relembra os passos da bisavó.

“Minha bisavó morava em uma casa na Avenida Paulista, ela recebia com muita constância políticos, estilistas, famosos, veio de família essa paixão. Quando criança, era eu quem cuidava dos meus aniversários, das festas dos meus irmãos e até o Natal na casa da minha avó, tudo era sob os meus cuidados”.

Com mais de 20 anos de atuação no segmento, Helinho Calfat relembra o quanto a comunicação sofreu mudanças e como é nos dias de hoje, o trabalho de promover uma marca.

“Há 22 anos, não existia redes sociais, a comunicação era completamente diferente do que trabalhávamos no passado. Antigamente a imprensa era quem gerava a opinião e não os influenciadores, como é nos dias de hoje. Cobertura de grandes revistas, programas de TV, isso tudo fazia parte da estratégia de um relações públicas no passado”.

Com o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, criou-se uma geração pautada em influenciadores e formadores de opinião. O profissional enfatiza que influenciar de nada tem a ver com número exorbitantes de seguidores.

“Hoje, com as redes sociais, trabalhamos com inúmeras estratégias para conectar marcas com o público correto. Engana-se quem acredita que o influenciador seja apenas aquele que se autointitula blogueiro ou digital influencer, um médico por exemplo, que utiliza a rede social de forma saudável com o objetivo de engajar e informar é considerado um influenciador. Ah, e com relação aos números, ter milhões de seguidores na internet, não torna você um influenciador e frequentador de coquetéis, eventos sociais, etc”.

Queridinho entre políticos, famosos, empresários e políticos, Helinho relembra algumas saias-justas já passadas por ele e a equipe.

“Já passei por inúmeros constrangimentos. Nessa hora é importante que o profissional estude e estude muito o que fazer e como fazer, dependendo da forma como você conduz a situação pode tornar seu evento uma catástrofe. Fiz uma festa para uma grande revista, duas apresentadoras muito famosas estavam na lista vip da festa, o que pouquíssimas pessoas sabiam eram que as duas não mantinham uma relação profissional saudável. Eu e minha equipe montamos toda uma estratégia para conseguir que as duas não se encontrassem durante a festa, no final deu tudo certo. Outro saia-justa muito comum, são os convidados que acabam bebendo demais”.

Na lista de eventos produzidos por Helinho, o promoter destaca um dos mais importantes da carreira, o ‘VMB’ a premiação promovida pelo canal MTV. “Fiz por muito tempo o VMB, a premiação da MTV era o evento mais cobiçado e requisitada por todos, famosos, anônimos, imprensa, tudo! Você via de tudo no evento, até falsificação das pulseirinhas, existia”, conta. 

Aos 42 anos, o Relações Públicas explica por que é fundamental que uma empresa mantenha um profissional que cuide deste segmento.

“Toda marca deveria ter um Relações Públicas. Marcas internacionais, como Louis Vuitton, Dior, Chanel, Fendi possuem o profissional no seu organograma desde o início. A marca precisa ter esse contato direto com fornecedores, clientes, formadores de opinião, artistas. Isso é importantíssimo para o sucesso do relacionamento de uma empresa. O trabalho de um RP deve ser construído aos poucos, os empresários precisam entender que é um trabalho que requer dedicação, esforço e sobretudo paciência”.

Com um mailling de dar inveja a qualquer profissional da área que, inclusive possui data de celebração, dia 2 de dezembro é celebrado o Dia do Relações Públicas, Helinho Calfat detém uma lista com mais de 20 mil contatos, dos quais ele conta que em torno de 3 a 5 mil nomes fazem parte de um grupo seleto.

Com o tempo vamos percebendo quem realmente apoia ou acredita no seu trabalho. Sou muito assediado por várias pessoas que desejam participar dos eventos dos quais eu produzo. Neste caso é importante reforçar que a lista de um evento não é exclusiva de amigos meus! É feita uma avaliação com o cliente, qual o nicho? Qual o público-alvo do evento? Essa troca, esse networking são importantíssimos! É uma via de mão de dupla. É convidado quem realmente pode trazer um retorno para o produto, marca, etc”.

Outro ponto destacado por Helinho é a atualização da rede de contatos, é fundamental que a lista esteja sempre atualizada.

Jadir Júnior | Redação

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