Quando a proposta é pensar no aprendizado, precisamos entender que a criança precisa ser estimulada. pensando nisso é importante compreendermos as fases do aprendizado e como ele ocorre. Piaget considera que o desenvolvimento cognitivo infantil consiste em quatro fases;
- sensório-motor (antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e da percepção quanto ao ambiente em que está inserida);
- pré-operatório (é a fase do desenvolvimento cognitivo e o raciocínio);
- operatório concreto (ocorre aproximadamente na faixa etária dos sete aos 11 anos, e é caracterizado como sendo uma fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. Neste período, temos duas ordens de operações: as operações lógico-matemáticas e as operações infra lógicas);
- operatório formal (envolve um aumento na lógica, na capacidade de usar o raciocínio dedutivo e uma compreensão de ideias abstratas).
Cada etapa da infância é importante para este desenvolvimento, dessa forma estimular o aprendizado de uma forma criativa é relevante para promoção da autoconfiança e autoestima, assim a criança vai ganhando força e fomentando o processo autônomo de aprendizado.
A escola tem um papel importante no processo desenvolvimento do infante, pois os professores desenvolvem a cultura e habilidades racionais, a partir daí a criança começa ser impulsionado a desenvolver as habilidades de ludicidade e psicomotricidade.
Os profissionais da educação e pais precisam ser parceiros na educação, observando os transtornos psicológicos como TDHA, dislexia, AUTISMO e DISCALCULIA, etc. Eles têm um papel importantíssimo no olhar, sempre atento para uma possível necessidade da criança ser encaminhada para um profissional multi disciplinar.
A criança precisa ser elogiada e encorajada para desenvolver as habilidades. Para que ela use a criatividade é necessário que ela tenha a identidade dela nas atividades e no espaço em que vive. Em casa, a criança também precisa de um ambiente que ela entenda (ou que seja entendida) que precisa de estudar.
As crianças observam os pais, se eles têm o hábito de ler histórias para eles, etc. Práticas como essas a influenciam por toda a vida.
Dicas para trabalhar com a criança em casa:
- Para a criança que tem dificuldade de aprender e de se concentrar, coloque na parede o alfabeto colorido com as vogais e consoantes, os números podem ser colocados também. Dessa forma, facilita a compreensão da criança;
- Utilize jogos pedagógicos, como de alfabeto, quebra-cabeça, dama e domino;
- Crianças que têm dificuldade motora, cortar revistas e jornais com uma tesoura sem ponta ajuda;
- Soprar canudinho ajuda a criança a trabalhar a respiração e melhora a ansiedade;
- Trabalhe a imaginação com fantoches. Coloque a criança para contar a historinha que ela quiser;
- Os adolescentes precisam usar um ambiente tranquilo e desligar as redes sociais. Quando cansarem de estudar, é importante que eles façam algo que os deixam mais relaxados para conseguirem se concentrar novamente.
Quando a criança percebe que o pai incentiva e faz a tarefa com ele, ela tem mais vontade de realizar a atividade e começa a sonhar com um futuro que ele mesmo vai estar.
Psicóloga (CRP 04/56744)
Graduada na pós neuropsicologia na faculdade IPOG
Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Educação Inclusiva e Sexualidade