O aquecimento do turismo pós pandemia

 

Foto: Dubai, nos Emirados Árabes/Divulgação

Entenda como as agências estão trabalhando para a retomada de viagens

No mundo todo, o turismo foi um dos setores mais atingidos pela pandemia de Covid-19 e um dos primeiros a sentir os impactos negativos causados pelas políticas de isolamento social, frequentemente acompanhadas pelo fechamento de fronteiras nacionais ou imposição de quarentenas para acesso a outros países.

Porém, no Brasil, à medida que a vacinação evolui e a pandemia parece esmorecer, é possível notar um certo aquecimento no setor e uma pequena retomada nas viagens, principalmente a lazer.

Como ainda vigoram, em grande parte dos países, medidas de restrição ao acesso de estrangeiros, é natural que a demanda por viagens, nesse primeiro momento, volte-se ao espaço doméstico. Nosso país é pródigo em belas paisagens, de natureza exuberante e diversa, e conta com uma extensa rede de hotéis e resorts, prontos para acomodar com conforto nossos viajantes. Seja qual for o destino escolhido, um grande resort em alguma linda praia de nossa costa ou uma pequena e charmosa pousada na serra gaúcha, os turistas estarão sempre muito bem atendidos.

Mas noto, no dia a dia, uma imensa demanda reprimida por viagens internacionais. São inúmeros clientes, amigos e conhecidos que só estão aguardando o afrouxamento das restrições externas para poder embarcar. Já percebo um certo movimento de turistas rumo a destinos que passaram, nas últimas semanas, a receber brasileiros, como Cancun, Dubai, Punta Cana, Maldivas, Suíça, Turquia, Bahamas… e há ainda muitos cumprindo quarentenas de 14 dias em algum outro destino para que possam, enfim, adentrar nos EUA ou destinos na Europa.

Viajar é muito mais do que sair de casa, viajar é um sonho realizado. Muitas vezes, a viagem começa bem antes de se pegar o avião. Ela vem do sonho de conhecer um lugar, passa pelo planejamento e pela gostosa ansiedade que antecede o embarque.

Atentos às exigências do consumidor, que procura se precaver de riscos de cancelamentos de voos e fechamentos de fronteiras nacionais, setores envolvidos na indústria do turismo adotaram diversas medidas de flexibilização na utilização dos serviços, como reembolso integral dos valores ou alterações de datas de viagens ou estadias sem cobrança de multas, providências bastante incomuns no passado.

Nesse novo cenário que se vai delineando, de mudanças rápidas, as pessoas têm buscado cada vez mais a assessoria de agências de viagens, num movimento de procura por atendimento seguro e profissional. São as agências que se ocupam de cada detalhe das viagens, ajudando a solucionar eventuais contratempos e a garantir ao turista o máximo de aproveitamento no destino escolhido. Para tanto, as agências precisam estar sempre atualizadas com as novas regras, orientações e protocolos de viagens.

E, com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, muito em breve veremos se descortinar um universo de possibilidades para os turistas brasileiros.

Mayla Vilela

Empresária

Proprietária da Atlastur Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *