UNIMED Uberlândia festeja 50 anos

 

UNIMED Uberlândia festeja 50 anos

UNIMED Uberlândia festeja 50 anos

Registro revela que a trajetória da cooperativa se cruza com os primeiros passos dos serviços de saúde e da própria medicina no município

A história dos serviços de saúde em Uberlândia está relatada, em grande parte, nas páginas de um levantamento inédito na cidade, realizado pela Unimed Uberlândia em comemoração ao seu cinquentenário. Os fatos levantados pela pesquisa revelam o papel fundamental de seus fundadores na consolidação da vocação da cooperativa para cuidar das pessoas. Em muitos momentos, percebe-se que sua trajetória também se cruza com os primeiros passos dos atendimentos de saúde e, até mesmo, com a implantação da Faculdade de Medicina na cidade. O trabalho foi idealizado pelo Conselho de Administração da cooperativa e apresentado à sociedade médica e à população, durante o mês de maio, quando a cooperativa completou 50 anos.

Fundada por um grupo de 52 médicos em 15 de maio de 1971, na sede da Sociedade Médica, a cooperativa recebeu o nome de MEDIMINAS – Sociedade Cooperativa Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, para prestação de serviços médicos e hospitalares Ltda. Anos mais tarde, já como Unimed Uberlândia, se tornou uma das maiores cooperativas médicas do país e atualmente congrega cerca de 900 médicos cooperados. Muitos de seus fundadores foram empreendedores pioneiros na construção da rede hospitalar da cidade e figuram no quadro de fundação da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia, que mais tarde se tornaria a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

A partir do resultado da pesquisa, centenas de páginas e horas de gravação em vídeo foram transformadas em um livro comemorativo, com ampla linha do tempo da empresa e os principais marcos desta trajetória, década a década. Um vasto material áudio visual, além de peças para mídia digital também foram produzidos com base na pesquisa. O trabalho traz ainda entrevistas com médicos e médicas que atuaram em diferentes fases da Unimed Uberlândia, depoimentos de antigos conselheiros, colaboradores e consultores. Profissionais que, de alguma forma, participaram da construção deste legado que completa 50 anos em 2021. Relíquias como entrevistas com fundadores, com ex-presidentes e com o cooperado número 1, Reny Cury, fotos antigas e até a ata de fundação da cooperativa registrada em 1971 fazem parte do riquíssimo acervo que agora está preservado pela Unimed Uberlândia.

O levantamento foi baseado em registros e fotos do acervo da própria entidade, do arquivo público municipal, da Sociedade Médica e do Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS UFU), além de dezenas de entrevistas com personagens que fizeram parte desta história.

 

Assessoria de Imprensa Unimed

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *