Simples assim: vá dar uma volta! Parece algo incoerente e impositivo, mas não. Ao contrário, essa expressão se vista com o coração, quer dizer a você: vai se cuidar! É disso que muitos de nós estamos precisando.
Em meio ao cansaço, tarefas, cumprimento de prazos, ansiedade que não percebemos vamos levando a vida no automático. Sempre fazendo, fazendo e poucas vezes sentindo. Por isso, muitos de nós em um determinado momento, dizemos “nem vi passar”, “meus filhos, cresceram e não vi”, “quando foi que isso aconteceu?”, quando assim é, ainda está bom.
O pior é quando perdemos nossas referências, não nos cuidamos, do corpo e da mente. Com o passar do tempo as relações também vão se deteriorando, desgastando e não percebemos até que algum dia algo acontece que paramos para pensar e na maioria das vezes resolver: relações perdidas, rompidas.
Cuidar da mente e do corpo nos faz bem. Ao longo dos anos sabemos que o saldo é positivo. Mas a pergunta que se ouve é “Como tirar tempo para mim, se mal dou conta de realizar as tarefas que preciso diariamente”. A resposta é: organização de rotina.
A maioria das vezes, perdemos nosso foco diversas vezes ao dia. Priorizamos coisas que não são tão relevantes naquele momento. E quando somamos tudo isso, perdemos as oportunidades.
Vivemos nos sentindo angustiados, mentes perturbadas, sonos não satisfatórios, ansiedade, depressão, por isso nunca se falou tanto em longevidade e qualidade de vida. Nunca foi tão difundido a busca pelo bem-estar das pessoas. A saúde mental é sem dúvida a preocupação do século.
Pare e pense: como você está cuidando de si? Da sua saúde? Do seu corpo? Da sua mente? Está tirando um tempo para praticar esportes: Passear com amigos? Praticar um hobby? Reflita como deseja viver e estar daqui alguns anos.
Por isso, chegando o final de semana, meu convite a você parece simplório, mas não: te trará muitos prazeres: VÁ DAR UMA VOLTA! Da maneira que quiser, quando e onde desejar. Busque o encontro com você mesmo. Permita-se ausentar sem culpa e sem pressa para cuidar do que está dentro de você. Tome um ar, caminhe, vá tomar um café, um sorvete talvez, fazer uma visita para alguém…enfim, se permitir. Se acolha e sinta-se! Às vezes o que precisamos é só isso: uma nova perspectiva e um carinho conosco mesmo.
