
Após ter várias melhorias no quadro de saúde, Paulo Gustavo sofreu embolia pulmonar e não resistiu. O ator veio a óbito na noite desta terça-feira, 4, após ficar internado quase dois meses por complicações decorrentes de Covid-19. A Revista Soberana lamenta o ocorrido e deseja força aos familiares e amigos do comediante.
O boletim médico informando a morte de Paulo Gustavo foi divulgado às 21h12. “Em todos os momentos de sua internação, tanto o paciente quanto os seus familiares e amigos próximos tiveram condutas irretocáveis, transmitindo confiança na equipe médica e nos demais profissionais que participaram de seu tratamento. A equipe profissional que participou de seu tratamento está profundamente consternada e solidária ao sofrimento de todos”, dizia a nota.
Paulo Gustavo e a luta contra a Covid
No dia 21 de abril, amigos e familiares do comediante Paulo Gustavo confirmaram que o ator foi intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Rio de Janeiro. Ele deu entrada no hospital no dia 13 de março, após apresentar sintomas mais graves da Covid-19.
O ator chegou a fazer uso de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) para permitir uma melhor recuperação da função pulmonar e apresentou sinais de evolução progressiva no quadro clínico, que ainda era considerado grave. Nas redes sociais, a mãe do ator chegou a agradecer o carinho e orações dos fãs de Paulo Gustavo, e aproveitou para pedir para que as pessoas colaborassem com as medidas de prevenção contra à Covid-19. “Por favor usem máscara… lavem bem as mãos… usem álcool gel e não aglomerem. Quando me sentir em condições eu vou gravar um vídeo pra vocês. Por favor, se cuidem”, escreveu.
De acordo com o último boletim médico antes da morte de Paulo, o comediante sofreu uma embolia pulmonar após bolhas de ar entrarem na corrente sanguínea do ator. Ele também teve insuficiência cardíaca e lesões cerebrais e o quadro era considerado irreversível.
“Após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. Subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade”, informava aquele boletim.
Saiba mais sobre o caso
Paulo Gustavo sofre embolia pulmonar e caso médico agrava
Paulo Gustavo completa 1 mês de internação e estado de saúde permanece crítico
Paulo Gustavo tem melhora no estado de saúde após agravamento do quadro de Covid-19
Paulo Gustavo é intubado após testar positivo para Covid-19