Halloween: contra ou a favor?

O Halloween também conhecido como Dia das Bruxas é celebrado em 31 de outubro em diversos países principalmente nos Estados Unidos. É interessante saber as origens e deixar com que cada um reflita.

Possui sua origem no Reino Unido e deriva de “All Hallows Eve”, significa “a véspera de todas as almas”, o termo designava a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

Mas a etimologia do nome e sua origem não corresponde ao Halloween moderno.  A festa foi ao longo dos séculos se modificando em cada país e os fundamentos também. Nos Estados Unidos, é hoje o maior feriado não cristão e no Brasil essa comemoração vem ganhando anualmente mais adeptos.

O Hallowenn possui vários elementos. A ideia simplista de comemoração é que as pessoas e crianças vão de porta em porta, fantasiadas pegando doces e ali a festa se completa. A frase mais famosa desta data é “doces ou travessuras’.  A tradição de pedir doces, quando surgiu, era na verdade uma forma das pessoas se divertirem e “afastar os espíritos”. Assim, era considerada uma noite sombria, porém, divertida.

Fonte: https://conteudo.senacrs.com.br/doces-ou-travessuras-os-simbolos-do-halloween/

No entanto, em nosso país ainda é uma festa que causa polêmicas. Existem as controvérsias de quem acredita ser uma festa de origem macabras, com rituais satânicos defendendo a integridade psicológica das crianças e adolescentes.

Outros já rejeitam a festa acreditando ser uma tradição estrangeira, ofuscando o folclore brasileiro, adentrando na resistência cultural.

Em 2003, o Partido Liberal (PL) propôs que o dia 31 de outubro fosse celebrado como o Dia do Saci, com o objetivo de resgatar a mitologia e as lendas populares brasileiras. Apesar de aprovado, o dia intitulado como o dia do Saci ainda não caiu no gosto dos brasileiros.

De fato, se aprofundamos nas noções antigas da origem do Halloween, envolve-se a questão da vida e da morte. Atualmente, a tradição remete a uma noção arcaica de celebração da morte, no entanto, existem diversas variações e interpretações do significado desta festa no Brasil. Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens.

Existem também as questões religiosas. No entanto, quero lembrar que para os cristãos e conforme a bíblia, estamos livres em Cristo (João 8:36; Pedro 2:16), também não estamos debaixo do poder de lendas, tradições religiosas e superstições (Galátas 4:3-9; Colossenses 2:8 e 20).

Assim sendo, existem também os que são favoráveis a esta comemoração. Acreditam que não existe a “maldade” que muitos defendem, que não se deve valorizar os rituais da mesma maneira que os outros países, que vale mesmo é a diversão antes de qualquer análise. Digo também que existem aqueles sem nenhuma opinião formada e conhecimento à cerca do assunto.

Um empasse não é mesmo?!?! Tem os que gostam e aceitam e os que não querem nem ouvir falar.

Para mim é um dia como outro qualquer e pertence a Deus e a cada um usa de acordo com sua cultura e expectativas. Importante a prudência e respeito em qualquer iniciativa.

Agora, qual sua opinião a respeito deste assunto? Deixe aqui seu comentário.

2 thoughts on “Halloween: contra ou a favor?

  1. Lívia says:

    Concordo plenamente!!! É mais um dia para fantasiarmos e brincarmos como se fosse o Carnaval, por exemplo.

    Trocarmos doces🥰❤️
    Nossos “bebes” agradecem!!! Tudo leveeeee😉✌️🫶🫶🫶🫶

    Feliz Dia do Halloween Maythaaaa!!! 🥰❤️🥰❤️🥰❤️😘😘😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *