Romeu Zema se reúne com representantes do comércio, bares e restaurantes mineiros

Romeu Zema se reúne com representantes do comércio, bares e restaurantes mineiros
Romeu Zema se reúne com representantes do comércio, bares e restaurantes mineiros
(Imagem: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Governador escutou demandas e apresentou resultados da onda roxa do Minas Consciente, o que deve permitir a reativação de atividades econômicas em algumas regiões do estado

O governador Romeu Zema se reuniu, nesta quarta-feira, 14, por videoconferência, com representantes e entidades de setores produtivos que foram diretamente impactados pela pandemia da covid-19, como comércio, bares e restaurantes, para ouvir as demandas das categorias e apresentar as medidas adotadas pelo governo de Minas e seus desdobramentos.

Zema ressaltou o empenho do governo e dos setores produtivos nas medidas mais restritivas adotadas nas últimas semanas pela onda roxa do Minas Consciente. Mas, segundo ele, os resultados apresentados após a implementação das medidas vão permitir, gradativamente, a progressão de algumas regiões do estado para a onda vermelha, reativando, assim, atividades econômicas – desde que cumpram os protocolos sanitários, medidas de higienização, distanciamento social e limitação máxima de pessoas.

“São setores que foram muito atingidos pela pandemia e mais ainda pela onda roxa. Deixei muito claro que estamos aqui abertos ao diálogo e sugestões, fazendo o que estiver ao nosso alcance. Além de salvarmos vidas, precisamos salvar empregos. A boa notícia é que devido à onda roxa, tivemos uma queda no número de casos. Isso vai fazer com que tenhamos condição de progredirmos para a onda vermelha em regiões do estado”, afirmou Zema.

Diálogo entre governador e representantes do comércio de Minas Gerais

Os secretários de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participaram das reuniões e responderam aos questionamentos dos representantes das entidades. Eles também apresentaram as ações desenvolvidas pelo governo no combate ao coronavírus e para a retomada gradual e segura das atividades econômicas.

Entre as medidas realizadas pelo governo estão a ampliação em mais de 100% do número de leitos de UTI e Enfermaria, reforçando o sistema público de Saúde, o aumento de 400% na disponibilização de créditos via Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e a proposta de Refis para débitos estaduais, enviada para apreciação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A presidente interina da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio), Maria Luiza Maia, reforçou a necessidade do apoio do Estado para auxiliar o setor, que conta com milhares de negócios fechados. Ela também agradeceu a abertura do governo em dialogar com as classes.

“Sabemos que a saída para a crise requer união, diálogo e ações coordenadas. Reafirmamos o compromisso da federação e dos sindicatos empresariais em colaborar com o governo para uma construção de soluções que possam atenuar os impactos da pandemia e permitir a retomada segura de todas as atividades econômicas e sociais em Minas”, afirmou.

Já o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Matheus Daniel, ressaltou a dificuldade que o setor enfrenta. “Neste momento o que a gente precisa é do apoio do Estado para que a gente possa retomar a gastronomia. Temos que acompanhar os índices da pandemia para sabermos para onde vamos caminhar. A questão da previsibilidade é muito importante para a gente”, afirmou.

Uberlândia

Em Uberlândia, cidade localizada no Triângulo Mineiro, a Fase Intermediária permanecerá pelo menos até o dia 23 de abril. As duas principais mudanças dessa fase foi a liberação da venda de bebidas alcoólicas durante o horário comercial de segunda a sexta-feira, além da abertura de alguns serviços que não tinham autorização para funcionar na Fase Rígida. O decreto foi assinado pelo prefeito, Odelmo Leão, e publicado no Diário Oficial Nº 6096.

Saiba mais

Estatísticas mostram desaceleração do contágio por Covid-19 em Uberlândia

Fase Intermediária – Comércio de Uberlândia volta a funcionar e toque de recolher é mantido

Representante do SindTur pede flexibilização do horário de funcionamento da Fase Rígida em Uberlândia

Aciub entra com ação para suspender as medidas de restrição ao comércio durante pandemia

CDL lança campanha em protesto ao fechamento do comércio em Uberlândia

1 thoughts on “Romeu Zema se reúne com representantes do comércio, bares e restaurantes mineiros

  1. Pingback: Governador empossa Luísa Barreto como nova secretária de Planejamento e Gestão | Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *