Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, sendo uma atividade essencial que vai além da simples diversão, contribuindo significativamente para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças.
O ato de brincar estimula a criatividade e a imaginação, permitindo que as crianças explorem e compreendam o mundo ao seu redor. Atividades lúdicas ajudam a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e tomada de decisões.
Brincar oferece às crianças a oportunidade de expressar e compreender suas emoções. Brincadeiras de faz-de-conta permitem que as crianças explorem diferentes sentimentos e situações, ajudando-as a lidar com o medo, a frustração e a alegria. Além disso, brincar promove a resiliência, pois as crianças aprendem a enfrentar desafios e superar fracassos em um ambiente seguro. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (2017), a mesma reconhece o brincar como um dos direitos fundamentais de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil:
“Brincar cotidianamente de diversas formas” em diferentes
espaços e tempos com diferentes parceiros, crianças
e adultos, ampliando e diversificando seu acesso a
produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação,
suas criatividades, suas experiências emocionais, corporais,
sensoriais, expressivas, cognitivas, sócias e relacionais.
(BRASIL, 2017, p.36).
Através do brincar, as crianças aprendem a interagir com os outros, desenvolvendo habilidades sociais importantes como a cooperação, o compartilhamento e a empatia. De acordo com Verghnhanini (2011, p.29), “as crianças podem construir conhecimentos através de ações e interações com seus pares e com adultos, possibilitando aprendizagens, desenvolvimento e socialização.”
Brincar incentiva a curiosidade natural das crianças e a exploração do ambiente ao seu redor. Esse processo de descoberta é essencial para o aprendizado e o desenvolvimento de um espírito investigativo e científico.
Através do brincar, as crianças experimentam sucessos e desafios, o que contribui para a construção da autoconfiança e da autoestima. Elas aprendem a confiar em suas habilidades e a valorizar suas conquistas.
Dado o papel vital do brincar no desenvolvimento infantil, é crucial que pais, educadores e cuidadores reconheçam sua importância e proporcionem tempo e espaço adequados para as crianças brincarem livremente. Além disso, é importante oferecer uma variedade de brincadeiras e jogos que estimulem diferentes aspectos do desenvolvimento, sempre respeitando o interesse e o ritmo de cada criança.
Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC Versão Final. Brasília, DF, 2017.
VERGNHANINI, N. S., Quero brincar: a brincadeira de faz-de-conta e o desenvolvimento infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, São Paulo.