Não tem como negar: passamos a maior parte do tempo do dia no trabalho. Assim, o ambiente em que estamos inseridos deve ser um ambiente acolhedor, de tranquilidade e de boa convivência entre os trabalhadores.
Por este motivo, é muito importante trabalhar sobre este tema para orientar os associados, contratados e colaboradores do quanto é necessário fortalecer elementos que possam identificar qualquer situação diferente e importuna. Sim, me refiro a assédios no ambiente corporativo.
A empresa é responsável por manter o ambiente de trabalho saudável, conforme a CLT conforme várias normas instituídas. A proteção do espaço de trabalho envolve a fiscalização dos relacionamentos entre funcionários, entre setores, entre as diversidades de esferas de cargos e níveis de hierarquia.
A cada dia as empresas tem se preocupado mais com essas situações, desenvolvendo canais de denúncias, ouvidorias, compliance etc, para que ambas as partes se sintam protegidas.
Conforme o site da revista Exame publicado em 01 de fevereiro deste ano “Os casos de assédio moral, abuso de poder, agressão física e desvios de comportamento no ambiente corporativo foram relatados por 41,64% dos entrevistados no Estudo 2023 – Canal de Denúncias da IAUDIT Tecnologias, companhia especializada em auditoria, canais de denúncias e compliance.”
Já no site Fenae.org.br publicado em 18 de agosto de 2023 alerta “Em 2023, o Ministério Público do Trabalho recebeu de janeiro a julho 831 denúncias de assédio sexual em todo o país. Neste mesmo período do ano passado foram 393 denúncias. Ou seja, os números mais que dobraram. Os casos envolvendo assédio moral e sexual somaram 8.458 (janeiro a julho), o que representa quase a mesma quantidade do total de denúncias de todo o ano de 2022.”
Mas afinal, quais são os tipos de assédio? Para seu conhecimento:
- Moral: A modalidade mais conhecida, que ocorre quando o trabalhador é vítima de ações negativa, como constranger, perseguir, humilhar ou agredir. No ambiente de trabalho, geralmente identifica-se por perseguições como cobranças excessivas, metas exageradas, situações vexatórias na frente dos demais colegas de trabalho, controles de entradas e saídas, tratamentos inadequados.
- Organizacional: Condutas abusivas realizadas pela empresa que objetiva o cumprimento de metas ou adesão as políticas institucionais a qualquer custo e situação.
- Sexual: Modalidade pelo qual uma pessoa (geralmente de hierarquia superior) oferta vantagens e benefícios com chantagem e ameaças a fim de ganhos de cunho sexual.
A modalidade que mais acontece no ambiente empresarial é a moral em seguida das organizacional e sexual. Para que você identifique atitudes possíveis destes assédios, é perceber a conduta abusiva de gestos, palavras ou atitudes que se repita, de forma sistemática atingindo a dignidade ou integridade do trabalhador.
Observa-se então indiferença, boatos sobre a vida particular, perseguição pessoal, direcionamentos de tarefas que o inferiorizam, tratamento mais rígido do que com outras pessoas. Estes são sinais de assédio moral que podem estar acontecendo.
Caso perceba ou sinta algo característico, busque o apoio de pessoas na empresa e se não for o suficiente, faça a denúncia no Ministério Público do Trabalho.
Dia 02 de maio é o dia Nacional de Combate ao Assédio que objetiva conscientizar, prevenir a violência mental, física e psíquica dos envolvidos. Por isso esteja sempre alerta ao que acontece ao seu redor. Saiba sobre seus direitos e deveres e saiba como se proteger e denunciar.
Importantíssimo este tema. Parabéns!