Maytha Oliveira
“A mulher atual administra diversos papéis, sejam eles pessoais, profissionais e/ou familiares.”
Liderança feminina
A evolução e os desafios da mulher no ambiente de trabalho
O Dia da Mulher é celebrado em 8 de março, dia internacional e em 30 de abril, dia nacional. A data é repleta de significados e representa um lembrete das lutas femininas, em especial, no mercado de trabalho.
Poucos sabem, mas essas comemorações estão ligadas diretamente à participação feminina no mercado de trabalho. Muitas histórias, manifestações e reuniões marcaram os anos passados até que o dia 8 de março fosse oficializado pela Organização das Nações Unidas – ONU, e instituído mundialmente em 1975.
A longo dos anos a mulher vem marcando a sociedade com sua persistência, ousadia e perseverança a fim de conquistar seu lugar no mercado de trabalho. Houve muitos desafios vencidos que marcam essa trajetória, entre eles: direito ao voto conquistado em 1932, direito a trabalhar e direitos trabalhistas, instituídos no ano de 1943.
Muitas coisas evoluíram até o início de 2024, mas, mesmo com tamanha evolução, ainda é possível encontrar situações que diminuem a mulher em muitos quesitos, como: salários inferiores (mesmo ocupando o mesmo cargo), dificuldades de contratação por ser mãe e dona de casa, assédios, preconceitos, contratos de trabalho para períodos noturnos e muitos outros.
No que tange o mercado de trabalho, a mulher se destaca pelos seus diferenciais: resiliência, multitarefas, comprometimento, raciocínio rápido, responsabilidade, sensibilidade, criatividade e flexibilidade. É notório que a mulher de hoje é bem diferente quando se compara há 50 ou 100 anos e é possível vê-las ocupando espaços públicos no trabalho e no posicionamento, além disso, conquistando direitos legais e autonomias de escolhas.
A evolução no mercado de trabalho mostra que muito já foi conquistado, no entanto, muito há de ser feito. Vencer desafios está no sangue das mulheres, mas é importante ressaltar que a evolução acontece em todas às áreas da vida de uma mulher atual, que está atenta às mudanças e ao mundo.
A nova moderna se desdobra em mil para dar conta de tudo, e sempre consegue encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, considerando coisas importantes para a saúde mental, como: passear, curtir, viajar para conhecer o mundo, se descobrir sexualmente, estudar, se especializar, ser autossuficiente financeiramente, ter independência e ter sua própria essência.
Essa é a era da liberdade de pensamentos e ações, onde as mulheres seguem firmes na conduta de suas vidas, nos seus propósitos e busca por objetivos. Apesar de absorverem jornadas pesadas, estendidas e com grandes responsabilidades, ainda sim, decidem seguir por este caminho.
O fortalecimento da família, na maioria das vezes, se dá pela insistência e administração da mulher que participa das escolhas, outras vezes é ela quem define o caminho a ser percorrido. Ela tem o dom de administrar diversos pilares da vida com maestria, inclusive, como gestora familiar, provedora ou contribuinte ativa na área financeira.
A sociedade é uma eterna construção e reconstrução de valores, posicionamento e crenças. Contudo, o que já foi construído historicamente ao longo destes anos, somente vem a somar e enfatizar o novo perfil da mulher contemporânea: moderna, decidida, ousada, flexível e dona de si.
A mulher moderna agora é e não mais deseja ser!