O Natal está chegando, um tempo que particularmente gosto bastante por tudo que envolve a data, momento de festa, de reunirmos com pessoas que amamos e muito mais, um momento família.
A família é a base da sociedade, essa instituição tem que sido atacada nos últimos anos de uma forma cruel e tentam de todas as formas “desconstruir” o que foi e é pilar de qualquer sociedade.
Ao longo dos anos a configuração da família mudou muito e acredito que ainda vai mudar mais, porém o quero tratar aqui não é sobre a configuração da família do sec. XXI e sim sobre o seu papel dentro da sua família, independente de como ela é, qual a configuração que ela tenha, o fato que pertencemos à uma família e temos responsabilidades sobre ela.
A data que se aproxima pode gerar uma grande alegria e várias expectativas positivas, como é o meu caso, ou pode trazer alguns incômodos justamente pelo fato que existe algum desajuste dentro da sua família.
Não quero generalizar ou até mesmo romantizar, claro que existem muitas famílias que estão totalmente desajustadas e precisam urgentemente de cuidados e ajuda, as vezes você que está lendo esse pequeno artigo esteja passando por um momento delicado dentro da sua família e vivendo um grande dilema, e com a aproximação do Natal parece que tudo fica mais complicado.
É incrível que as pessoas que tem o poder de mais nos machucar são justamente aquelas que são próximas a nós, a convivência familiar realmente é muito complicada, mas há solução para esses conflitos, existe uma frase que gosto bastante: “tudo muda quando você muda”, o nosso problema é que queremos a mudança da outra pessoa, e por vezes pensamos que nascemos na família errada e que todos deveriam mudar suas atitudes e comportamentos, e quase nunca pensamos que a mudança que nós queremos está justamente em nós.
Gostaria de incentivar você para parar um pouco neste Natal e observasse como está sua vida em relação a sua família, quais mudanças que gostaria que acontecessem no seio dos seus familiares? Comece por você, pensando o que tem feito para que o ambiente familiar fique harmonioso, qual o seu papel para o bem-estar de todos que estão em sua volta, deixe o egoísmo de lado e comece a observar mais as pessoas em sua volta, o que elas realmente precisam, as vezes um abraço resolve uma grande confusão, um pedido de perdão, uma palavra de incentivo, um sorriso sincero abre muitas portas.
Aproveite o clima natalino para abraçar mais, beijar mais, viver mais, coloque dentro dos seus planejamentos reclamar menos, brigar menos, a vida passa muito rápido e perdemos muito tempo com coisas bem pequenas e não valorizamos o que de fato temos que é a família.
Que neste natal você possa dar o primeiro passo em direção a esse rumo de alegria, harmonia, de reconciliação, de renovar as esperanças nessa instituição de suma importância para todos.
Desejo a todos um Feliz Natal, que a mensagem de paz e luz que essa data traz possa realmente entrar em sua família e que você tenha o melhor Natal de todos os tempos juntamente com a sua família
Um cheiro!!!!
Beto Pinheiro
@betocpinheiro