Capacitismo

Imagem: Google

 

O termo “capacitismo” refere-se à discriminação e ao preconceito direcionados a indivíduos com deficiência. Assim como o racismo e o sexismo, o capacitismo constitui uma forma de discriminação que se baseia na condição de incapacidade. Isso se manifesta por meio de estereótipos negativos, tratamento desigual, carência de acessibilidade, bem como exclusão social e econômica e entre outras formas de marginalização.

As pessoas com deficiência têm direitos iguais aos de qualquer outra pessoa para participar plenamente na sociedade, bem como ao acesso a oportunidades educacionais, empregos, cuidados de saúde, atividades culturais, lazer e todos os demais aspectos da vida. O capacitismo é prejudicial por alimentar preconceitos danosos e perpetuar desigualdades, tornando a vida das pessoas com deficiência mais desafiadora na busca de igualdade e dignidade.

No Brasil, leis foram estabelecidas para garantir os direitos das pessoas com deficiência, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) de 2015, que se destaca como um marco importante na proteção dos direitos dessa população. Ela prevê medidas destinadas a garantir igualdade de oportunidades e a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade, além de combater o capacitismo e a discriminação.

A promoção da acessibilidade em todos os ambientes e serviços assume importância crucial para garantir que pessoas com deficiência desfrutem das mesmas oportunidades que as demais. Além disso, a conscientização da sociedade acerca do capacitismo e a luta contra estereótipos prejudiciais são passos essenciais rumo a uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.

Inclusão já!

 

Referências: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

2 thoughts on “Capacitismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *