Tenho certeza de que você conhece ou conheceu alguma pessoa que seja prepotente. Pode ser que você também tenha sido reconhecido por esta característica por outras pessoas. Estou certa ou errada? Independentemente da situação, é desafiador para qualquer pessoa ser identificada como uma pessoa que se sente superior aos outros.
Quando paramos para pensar neste assunto, percebemos que é muito comum as pessoas em determinados lugares ou espaços se sentirem “melhores”, mais capazes, mais inteligentes, mais bonitas etc do outras. E são muitos os motivos que podem fazer com que um indivíduo se sinta superior, fazendo com que seja considerada uma pessoa arrogante, autoritária e passa então afastar as pessoas de si.
Muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes a prepotência surge a necessidade de uma defesa, da pessoa sentir necessidade de proteção. Digo que é como se fosse uma armadura para um sentimento de inferioridade, dúvida e não aceitação.
Importante salientar que este tipo de comportamento não é feito de forma consciente porque na maioria das vezes a pessoa não se dá conta do seu próprio jeito, ações e pouco se sabe sobre a origem e por quê de agir de tal maneira.
Mas afinal, como identificar uma pessoa prepotente? É muito mais fácil do que parece. Veja só:
– Interrompe a fala de outras pessoas com frequência;
– Não tem costume de parar para ouvir o outro;
– Acha que está sempre certo;
– Não tem humildade para reconhecer erros;
– Consideram as pessoas como inimigos, rivais e concorrentes;
– Valorizam o status mais do que qualquer outra coisa;
Você já deve ter parado para refletir se conhece pessoas assim não é mesmo? E não é simples conviver com eles que apesar de tentar demonstrar superioridade, no fundo são inseguros, geram conflitos nos ambientes, possuem dificuldades em socializar, vivem constantes conflitos no trabalho, perdem clientes e amigos, lideram seus subordinados e família de forma ineficiente e o principal: sofrem com isolamentos.
A melhor maneira de conviver com eles é sem dúvida focar nas qualidades, manter um bom diálogo, ter Inteligência emocional para lhe dar com as situações do dia-a-dia, ter tolerância e se assim não der, afaste-se ou reduza o convívio.
Gostou da matéria? Fale-me se você convive com pessoas prepotentes?
Vc definiu não só o prepotente, vc fez o desenho da soberba, da intolerância, arrogância. Li e reli seu texto, concordo até com as vírgulas.
Vc definiu não só o prepotente, vc fez o desenho da soberba, da intolerância, arrogância. Li e reli seu texto, concordo até com as vírgulas. Fantástico