Por iniciativa da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), comemoramos o dia internacional da família no dia 15 de maio. A data visa valorizar o contexto familiar na formação das pessoas.
Sabemos que a família é o núcleo elementar da sociedade e funciona como o primeiro grupo de relações no qual os indivíduos interagem entre si.
O conceito da palavra é amplo e conforme dicionário, o conceito de família é “grupo de pessoas que partilha ou que já partilhou a mesma casa, normalmente estas pessoas possuem relações entre si de parentesco, de ancestralidade ou de afetividade” ou “grupo de indivíduos ligados por hábitos, costumes, comportamentos ou interesses oriundos de um mesmo local.
Todas as pessoas tem uma família. Ela não nasce pronta. É construída aos poucos, dia a dia é o melhor laboratório de amor. Claro que há famílias planejadas, no entanto, outras se formam despretensiosamente.
Existem famílias diferentes…umas grandes, umas pequenas, de constituições diferentes, famílias de sangue, famílias de coração, mas todas são unidas por vínculos parentais e/ou por afetividade.
Importante ressaltar neste dia é a importância da família no desenvolvimento individual de cada indivíduo. É através das relações que se desenvolve nesta relação que constitui a formação de valores como educação, cultura, moral e ética de cada pessoa. Ela é responsável por inserir a criança na sociedade e diante os modos de vida e costumes de cada unidade familiar influenciarão a formação da pessoa, inclusive de carater.
O poder que uma família exerce na formação do indivíduo é extremamente fundamental para o desenvolvimento intersocial da criança. É dentro desta gestão e unidade que são estimuladas, desde os primeiros passos até o desenvolvimento das funções cognitivas e emocionais ao longo dos anos.
É importante salientar que ensinar nossos filhos a terem inteligência emocional é ensiná-los a gerir e educar suas emoções. E quanto mais pequenos, mais fácil aprenderem, de se compreenderem, saber se proteger, de terem capacidade de abstração e raciocínio de resolução de problemas.
Quanto mais cedo ensinarmos, melhor será a desenvoltura dos mesmos na vida adulta além de ser fundamental na prevenção de doenças mentais como ansiedade, depressão, fobias, agressividades e outros transtornos psicológicos.
Considero a família o núcleo mais importante e precioso da vida. Não existe família perfeita, existe a sua família. Cada uma de uma forma. E as famílias que realmente são felizes, são aquelas que nutrem a vida de amor! Valorize a sua.