Por que é tão difícil mudar hábitos?

Muitas pessoas têm naturalmente dificuldades e resistência a mudanças a qualquer tipo de transformação. Geralmente são pessoas que trazem consigo incertezas, inseguranças e medos. Além disso, o comodismo e o “piloto automático” são fatores limitantes para mudanças de hábitos e sentimentos.

Complicado aceitar, mas a verdade é que a maioria de nós temos tendências a investir em mudanças somente quanto é algo necessário, que não tem mais jeito de permanecer daquela maneira ou algo emergencial. Quando de fato, existe um impacto emocional, mudamos de comportamento rapidamente.

Fonte: https://saudenacapital.com.br/

Importante saber como você lhe dá com sua rotina? Faça uma análise. Faz o que gosta, o que te motiva ou faz o que é necessário, no piloto automático mesmo? Caso tenha escolhido a segunda opção, certamente deve ter perdido o foco nos seus objetivos e sonhos porque realiza as tarefas de forma inconsciente.

Este é o grande problema: os hábitos se disfarçam de necessidades. Vamos fazendo, fazendo, fazendo e isso nos dá a sensação de que está tudo bem, que as tarefas estão sendo compridas, então nosso cérebro acostuma e nos dispomos a repetir este ciclo inúmeras vezes.

Quando fazemos desta maneira, repetidamente todos os dias as mesmas coisas nos tornamos insatisfeitos ao longo do tempo, porque não há novidades e nem aprendizados. Pessoas assim tem dificuldades para perceber que a rotina repetitiva está longe de ser a ideal e a adequada.

Então como mudar isso? Como iniciar a mudança de hábitos? A maneira mais inteligente é buscar identificar o que te leva a ter determinados comportamentos. Por exemplo, porque um obeso, tende a ficar procurando comida em determinado horário? Por que um fumante acende um cigarro? É preciso identificar quais são os gatilhos que levam a estes determinados  comportamentos.

Depois desta percepção, crie um cronograma com objetivos menores, para realizar por etapas. Divida as atividades por dia ou dias alternados. Na primeira etapa, resista ao costume do seu cérebro em fazer daquela maneira e em determinado horário. Na segunda etapa, muita atenção. Ocorre o que chamamos de “reforço de transição”, que é onde devemos manter a disciplina e a rigidez para não cair na tentação. E na terceira etapa, ser persistente.  Como já tem novos hábitos fica mais fácil seguir em frente e dizer não para tudo aquilo que não favorece.

Ter objetivos definidos e foco ajuda a obter resultados diferentes, que não vão de desvirtuar durante o percurso além de que vão motivar você a cada dia mais e mais. É importante considerar tudo que seja prejudicial e eliminar de sua vida.

Finalizando, escreva qual hábito deseja se desvencilhar. Em seguida, escreva sua meta final. Divida em etapas e faca um plano para cada etapa e assim aquele “mau” hábito vai sendo deixado para trás.

Te ajudei? Diga aqui se você precisa mudar algum hábito?

2 thoughts on “Por que é tão difícil mudar hábitos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *