Um dos assuntos mais abordados nos últimos anos são as crenças limitantes. Claro que você já ouviu falar e às vezes até replica o assunto. Trata-se de pensamentos que surgem na nossa mente e que por diversos motivos e causas, criam medos, conformismos e falta de atitude.
São pensamentos impositivos gerados e criados geralmente na época da infância e que ao longo da vida são desenvolvidos. Trata-se de pensamentos enraizados, impositivos que vão se tornando nossas próprias vontades e com o passar do tempo formam a nossa personalidade. Está relacionada a coisas que acreditamos, que temos como verdade.
Quando crianças, tomamos tudo como exemplo e aprendizado. Qualquer coisa que acontece ao nosso redor é absorvido e carregamos ao longo de nossas vidas, levando estes padrões como os mais corretos e/ou adequados.
Tudo que a criança ouve, vê dentro e fora de casa são rapidamente absorvidos. Todo discurso dos pais, familiares, professores são importantes para a formação do senso crítico e formação de ideias.
Vale ressaltar que os adultos geralmente quando corrigem uma criança tendem a pontuar as consequências possíveis dos atos delas e então surge aquelas frases que com certeza você já ouviu ou disse alguma vez na vida.
Vamos lá: “se comer assim, vai engordar”, “para de falar desta maneira porque todos vão te olhar e achar louco”, “pare de falar desta maneira porque ninguém vai te levar a sério”, “você não faz nada direito”, “você deixa tudo pela metade”, “fazendo isso você nunca vai ganhar dinheiro”, “Deixa de ser mole”, “seu irmão nunca faria isso”… e por aí vai.
Ao ouvir algumas destas frases dentre tantas, a criança cresce mas fica com dificuldades de prosperar, mudar de vida, tomar decisões. Quanto mais submetidos a falas e experiências ruins, mais se acumula imagens mentais negativas sobre si mesmos e demais pessoas.
Ela pode estar em diversas áreas de nossas vidas e independem da idade. Podemos perceber estas limitações em diversas áreas como relacionamentos, saúde, âmbito pessoal e/ou profissional.
Apesar de se apresentar de forma inconsciente, devemos e precisamos entender os pensamentos e ações (ou falta delas), trabalhar para combater e eliminar essas crenças que o próprio nome diz: limitantes, para assim seguirmos em crescimento.
Mas como identificar a crença? Devemos nos questionar e avaliar nossa vida. Busque entender o que te atrapalha no momento, depois tente compreender qual a causa delas. Volte no tempo, relembre situações, faça o possível para encontrar a origem delas. Após isso, trace planos, objetivos de onde deseja chegar e o que precisa ser feito.
Caso não consiga sozinho, o que é natural, procure uma ajuda profissional. Processos de coaching são excelentes para identificação de crenças. E tudo dará certo caso deseje realmente. Vá insistindo na ideia e faça acontecer. Invista em você, na sua prosperidade. Crie crenças fortalecedoras. Troque suas afirmações negativas por positivas. MOTIVE-SE! Vamos lá!