Como o próprio nome diz “zona de conforto” é um lugar tranquilo, confortável e seguro, mas apesar de sugerir algo bom, estar momentaneamente vivendo essa situação demonstra que você não deve estar feliz, satisfeito consigo mesmo, com suas realizações pessoais e profissionais.
Quantas vezes vemos pessoas permanecerem em seus empregos por anos, manter relacionamentos tristes e sem perspectiva, insatisfação com o corpo e não conseguem sair daquela situação que não o deixa feliz. Muitas vezes é de forma inconsciente. Confesso que vivi por anos nesta inércia.
Conforme estudos, o medo é um dos principais motivos que faz que o indivíduo permaneça na zona de conforto. Para sair desta situação, é necessário coragem, desprendimento e se arriscar em outra situação e/ou momento. Não é tarefa fácil não!
É da natureza humana permanecermos em zona segura. Nosso cérebro nos impulsiona a entrar em um estado de zona de conforto. Nossos pensamentos, comportamentos são repetitivos e nos levam a exaustão em um determinado momento e então nosso cérebro nos força a padrões comportamentais para fugir daquilo. No entanto, quando entramos nesta zona fica cada dia mais difícil sair dele.
Quando a sua realidade, sua rotina e sua vida começam a ser motivos de estresse, falta de motivação, ansiedade, desculpas constantes, procrastinação, medo de desafios, conformismo com os resultados, vida estagnada tenha certeza de que está vivendo numa zona de conforto e é desfavorável à sua condição natural.
É aí que encontramos pessoas desmotivadas e infelizes. São pessoas que se vitimizam, buscam arrumar outros culpados para aquela situação, menos ele. São pessoas que se autossabotam e sem perceber destroem novas oportunidades de mudança que surjam na frente deles.
O primeiro passo para sair desta situação é se auto conhecer. Saber sobre suas prioridades, seus objetivos, suas deficiências, suas emoções e sensações. Ter a noção de si mesmo e se conhecer também parece tarefa fácil, mas ao contrário do que parece as pessoas se conhecem de forma superficial e então lhe afirmo: é necessário buscar um profissional. Por que não?!?!
Feito isso tenha metas alcançáveis e mantenha-se focado em você, nos seus sonhos e nos seus projetos. Invista em conhecimento e em autoconhecimento. Quando perceber que seus resultados estão chegando de forma mais “fácil” e que estarão sendo satisfatório, vai perceber que esta progredindo no caminho correto.
Pense positivo, pense “grande”, pense “lá na frente”. Altere sua rotina, aos poucos vai ganhando disciplina, autoconfiança e tudo vai se modificando. Entenda que vencer, crescer, progredir deve ser algo natural, gradual e a chave de tudo é você, se conhecer e se movimentar.
Sabe aquela famosa frase “Seu crescimento começa onde sua zona de conforto termina”. É sobre isso. Uma verdade universal. Agora me diga, em qual área da sua vida você está precisando dar “aquele upgrade” e mudar de fase? Se você se sentir confortável, me conte aqui. Se não, não perca a chance de fazer um atendimento profissional de coaching, que poderemos juntos transformar sua vida, saindo de um ponto, chegando a outro em alta performance.
Boa…muito bom excelente nota dez, PARABÉNS
Boa…muito bom excelente nota dez, PARABÉNS show……