Metabolismo e Nutrição

A nutrição está diretamente relacionada com o metabolismo porque é um dos fatores que podem contribuir para que ele se torne mais lento ou mais acelerado. O alto consumo de alimentos ricos em açúcar, farinha refinada de pães, bolos e massas deixa o fígado mais lento, interferindo no processo do metabolismo.

O metabolismo é denominado como um processo de quebra dos alimentos e sua transformação em energia para o corpo humano é realizada por meio da digestão e da eliminação de resíduos.

Podemos dividir o metabolismo em duas fases: anabolismo e catabolismo. O anabolismo é um processo responsável pela construção de moléculas por exemplo, é o caso da síntese proteica.Já o catabolismo é o processo inverso, ou seja, a quebra de moléculas maiores em menores por exemplo, quebra do tecido muscular para liberação de energia.

Foto: Corpore

Existem alguns alimentos que realmente poderiam ter a capacidade de acelerar o metabolismo, os chamados termogênicos. Mas para que eles causassem algum efeito real seria preciso consumi-los em grandes quantidades, o que pode ser prejudicial. Entre os alimentos termogênicos mais conhecidos estão o gengibre, a canela, café, e a pimenta vermelha. Nenhum alimento isoladamente tem esse efeito de aceleração metabólica. Se você visa um possível aumento no metabolismo, a dica é ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

E já que estamos falando sobre metabolismo é muito comum a confusão relacionada a taxa metabólica, então vamos simplificar para você o que é a TAXA METABÓLICA?

A taxa metabólica tão falada nada mais é que a velocidade com que o nosso organismo está utilizando os estoques de energia. Quando uma pessoa diz que “precisa acelerar o seu metabolismo” ela quer dizer que gostaria que o organismo utilizasse mais energia para realizar o mesmo trabalho.

Dessa forma, um metabolismo regulado é fundamental para que o nosso organismo possa responder de um modo mais rápido e eficiente quando exposto a condições ambientais, alimentares ou condições adversas, sejam elas patologias ou até mesmo traumas.

Essa regulação metabólica é feita pela modulação de processos metabólicos chaves, assim, acontece a ativação ou inibição de reações químicas específicas para cada situação em que somos expostos no dia a dia e consequentemente resultando em uma resposta adequada.

Foto:Corpore

Confira algumas dicas para manter um metabolismo regulado:

  1. Pratique exercícios físicos corretamente de forma regular com auxílio de um profissional habilitado para adequar tipo de exercício (aeróbico, musculação e intensidade);
  2. Recarregue as energias do dia com alimentos saudáveis, escolha seus alimentos por seu bom valor nutricional e se precisar de auxílio, procure e um profissional habilitado para
    orientações quanto a sua dieta adequada;
  3. Controle a ingestão de açúcares e gorduras em excesso;
  4. Procure organizar a sua rotina e manter-se relaxado antes de dormir para ter uma boa e tranquila noite de sono;
  5. Mantenha-se sempre hidratado, pois é extremamente importante para garantir o equilíbrio das nossas células.

Outra dica da nutri é não se alimentar de grandes quantidades de uma vez. Fracionar as refeições é essencial tanto para evitar que a pessoa sinta aquela fome de leão e exagere na próxima refeição, quanto para manter o metabolismo acelerado. 

Uma boa noite de sono contribui também para a produção de hormônios que podem auxiliar o metabolismo.Não dormir direito afeta os níveis de cortisol, o hormônio que tem relação com acúmulo de gordura abdominal. 

Por último, mas não menos importante, uma das melhores formas de acelerar o metabolismo e aumentar seu bem-estar é contando com orientações de especialistas da área da saúde. O nutricionista e o profissional de educação física, trabalhando de forma multidisciplinar, podem te ajudar a fazer isso de uma forma mais eficaz, combinando treinos e alimentação focados no seu metabolismo.

Gostou?

Deixe sua mensagem e compartilhem!

Abraço da Nutri

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista-CRN/MG8696

1 thoughts on “Metabolismo e Nutrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *