Mês de janeiro acabando, surge o sentimento de que ainda não deu tempo de fazer tudo que estava nos planos. De fato, chega o final de cada mês paramos para pensar no que ainda falta, no que ainda dá tempo de ajustar. Em alguns momentos isso nos aflige. Por isso é importante revisar como anda nosso planejamento, em especial no primeiro mês do ano.
Precisamos avaliar aquelas metas que criamos no mês de dezembro, avaliar se tem sentido, se realmente cabem dentro do prazo que estipulamos e se condiz com a necessidade atual. Este é o primeiro passo! Devemos tomar consciência de que a organização é fundamental para nossas conquistas.
Importante revisar seu financeiro até agora. Como seus gastos estão sendo realizados, se o que gastou nestes últimos dias estão alinhados com o resto do ano e sobre o que deseja alcançar.
Outro passo necessário, é planejar os próximos meses avaliando os feriados e os gastos que poderá ter com festas, reuniões, viagens, descansos em casa, etc.
Checar todos os prazos das atividades que está no cronograma, tais como cursos, escolas e faculdades que já faz ou pretende fazer ao longo do ano. Certifique-se do tempo que gastará, o custo que terá e adeque ao seu calendário.
Agora, o mais importante é fazer uma análise dos seus hábitos, do compromisso que fez com você mesmo (a) e das suas cobranças em cima do que planejou e programou para entender como seguir a diante.
Sem dúvida, a procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade e do tempo. Ficar enrolando para realizar uma atividade ou realizar uma meta só faz com que as coisas se acumulem mais e mais na sua lista, no seu final de semana, no seu mês e por fim no seu ano.
Falo sempre que ter objetivos bem definidos é importante para um planejamento estratégico. Identificar os passos que deverá dar precisam ser pensados antecipadamente e fazer uma boa gestão do tempo permitirá com que a cada semana e mês você progrida um pouquinho mais a alcançar suas metas e sonhos.
Não deixe para depois. Não deixa para o mês seguinte. Siga estas dicas que tenho certeza que contribuirão para ter um ano com mais e melhores resultados.