As férias escolares estão acabando. Em alguns estados, inclusive, as aulas já retornaram.
Como foram as férias dos seus filhos? Conseguiram descansar, relaxar, sair um pouco da exaustiva rotina de estudos e correria do dia a dia? Conseguiram um tempo de qualidade em família? Tiveram oportunidade de construir memórias afetivas, colecionar bons momentos?
Espero que sim.
Mas e a volta hein? Como motivar e auxiliar os estudantes com a retomada da rotina escolar? Como os pais podem facilitar esse processo?
Imagem: Blog Kalunga
Primeiramente, aconselho a uns dias antes, pra quem saiu do compromisso de dormir cedo e foi permitido dormir um pouco mais tarde, a ir retomando gradativamente a rotina e a higiene do sono. Incentivar, portanto a dormir mais cedo e a acordar mais cedo para irem se adaptando aos horários, sem sofrimento e sem mau-humor.
Também é importante orientar quanto à organização do material escolar e do uniforme. Arrumar antes e não deixar pra hora que acorda pode poupar um bom tempo e evitar estresse logo cedo.
Legal também é organizar a agenda de modo que o estudante consiga conciliar a escola com as atividades extras, esportes, reservando também um espaço para o lazer. Crianças e adolescentes precisam de um tempo para brincar, para descansar, para não fazer nada. Lotar a agenda dos nossos filhos pode ser útil no sentido de prepará-los para a vida, mas pode também ser um fator desencadeante de transtornos mentais, se ele não gosta de ter tantas coisas pra fazer ou sente sobrecarregado, ou ainda que não desempenha bem alguma delas. Fazer ajustes nos horários, deixando um espaço livre para imprevistos também ajuda a criança ou o adolescente a se tornar um adulto mais organizado e responsável.
Imagem: Revista Pais e Filhos
É importante acompanhar o rendimento escolar dos filhos desde o início do ano, para ir fazendo os ajustes no momento certo, e não deixar para o apagar das luzes do ano letivo, aquele desespero pra não ficar em recuperação e passar de ano. Tirar boas notas logo nos primeiros meses de aula, vai eliminar bastante estresse e desespero no final do ano.
Por último, mas não menos importante, manter um diálogo aberto, se interessando pela vida escolar dos filhos. Muitas vezes os pais, quando buscam os filhos na escola apenas perguntam: e aí filho, como foi a escola? Para essa pergunta possivelmente vem a resposta: foi tudo bem. Ao invés disso, pergunte: e aí filho, você se divertiu hoje? Fez alguém sorrir? Qual a coisa mais engraçada que aconteceu na escola hoje? O que você aprendeu que poderia me ensinar? Você ajudou alguém hoje?
Faça perguntas abertas, que possibilitem a abertura ao diálogo e a participação na vida escolar dos seus filhos.
Imagem: Info Escola
E sejam parceiros da escola, mantenham comunicação com a escola. A família e a escola devem sempre jogar no mesmo time.
Desejo a todos os estudantes e suas famílias uma excelente volta às aulas! Que seja um ano muito abençoado e de muito aprendizado!!!
Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616
Parceria com a escola é o caminho para o sucesso!
Com certeza, Thaise! Família e escola devem jogar no mesmo time, sempre! Um beijo, querida!