Boiserie na decoração, é bonito ou brega?

Para começar, o que significa “boiserie”, (pronuncia-se boaserrí), é um elemento de origem francesa que surgiu em meados do século XVII, onde originalmente eram feitos em madeira por carpinteiros para adornar paredes da nobreza, mas com a popularização e a fim de baratear os custos, hoje podemos encontrar esse elemento decorativo em outros materiais como gesso, cimento e isopor.

Simplificando, boiserie = molduras em paredes.

Você provavelmente já viu alguma parede decorada com essa técnica, porém por ser um elemento rebuscado, temos que redobrar o cuidado ao usar em uma decoração para não pesar o ambiente e deixa-lo com excesso de informação. Não podemos simplesmente decidir usar a moldura sem pensar no contexto geral desse ambiente, como o tapete, o design dos móveis, a iluminação, os adornos e etc.

A noticia boa é que podemos encontrar vários estilos com designs e cores diferentes, agradando todo o tipo de gosto, podem ter linhas mais retas, formando retângulos, quadrados ou formas arredondadas, cores neutras ou coloridas… O ruim é que dentro de tantas possibilidades, a gente pode acabar se perdendo na escolha.

Para isso separei algumas dicas que vão te ajudar dar a criar uma composição ideal.

O boiserie pode ser utilizado em qualquer ambiente, como sala de estar, sala de jantar, quarto, lavabo…  a primeira coisa a se pensar é no estilo de decoração que se espera alcançar.

Um ambiente mais minimalista, clean, clássico, contemporâneo, moderno, delicado, alegre? A partir do estilo definido podemos definir o design que a moldura terá e também a cor a ser utilizada.

Dica importante, pinte a moldura com a mesma cor da parede, evite evidenciar ela pois isso pode tirar a sofisticação da decoração

Painel de tv com decoração clean, linhas retas e cor neutra.

Sala moderna com boiserie

Moldura arredondada e a cor cinza definem uma sala moderna.

 

Boiseries alongadas no ambiente

As molduras usadas em forma vertical podem causar a sensação de pé direito mais alto.

Quarto de bebê com boiserie

A escolha para esse boiserie com a cor verde deixou esse quarto fofo e delicado.

 

Acabamentos em dourado, espelho e boiserie resultam em um ambiente de luxo.

Quebre um pouco do aspecto clássico das boiseries com elementos contemporâneos na decoração como esse sofá com design moderno em linhas retas.

Outra forma de quebrar o estilo clássico e formal das boiseries é incluindo na decoração peças mais descontraídas e criativas, como quadros, arandelas, almofadas coloridas por exemplo.

 

O boiserie pode ser utilizado também apenas em meia parede, dando um acabamento com um papel de parede ou pintura no restante.

Você viu que são inúmeras as possibilidades em incluir esse elemento na decoração, e que o ambiente precisa ser analisado como um todo, certo? A técnica por si só já é marcante demais e usá-la em excesso pode comprometer o conforto visual de um ambiente, então uma dica é escolher uma parede para revestir com boiseries, e não precisa revestir as demais, e evite usar esse elemento com outros revestimentos como tijolinhos, ripado, parede 3d, ou coisas do tipo, tenha em mente que equilíbrio é tudo quando falamos de decoração e lembre-se de que menos é paz.

E claro, não deixe de contratar um profissional para te ajudar nesse momento tão especial que é a decoração do seu lar.

Espero que tenha te ajudado de alguma forma, e obrigada pela leitura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *