O esforço e a dedicação que promoveu uma grande mulher
É notório que existem diferentes formas de desigualdade na sociedade brasileira, porém, uma das mais marcantes na história e que há anos está em constante evolução, em busca da uniformidade, é a assimetria de gêneros presente no mercado de trabalho, em especial, nos cargos de chefia e presidência de grandes e médias empresas, e mulheres, como Noêmia Rufino, de 68 anos, vêm sendo grandes exemplos dessa evolução.
Casada e mãe de um filho, há 20 anos Noêmia trabalha no grupo Algar, mas muito se engana quem acha que foi uma trajetória fácil e sem desafios. Apesar de hoje ser secretária executiva do presidente de honra e trabalhar diretamente na family office, ela iniciou sua carreira na empresa em cargos de menor hierarquia e graças à sua garra e aos seus esforços, com o tempo foi sendo promovida, até o cargo atual.
Entendendo que todos os dias existem desafios a serem enfrentados, ela busca constantemente desenvolver novas habilidades, aperfeiçoar aquelas que já possui, adaptar-se nas mais diversas situações, hoje, em especial, os avanços da tecnologia, e adquirir novos conhecimentos e experiências através de cursos e bons livros.
Vinda de uma família extremamente amorosa, a secretária executiva se emociona ao falar sobre a importância e a força que recebe por meio da fé e daqueles à sua volta. “Me considero uma pessoa de muita fé, em Deus e em Nossa Senhora. Meus pais e meus irmãos sempre foram maravilhosos. Tenho um casamento maravilhoso, com um marido que eu amo e sei que me ama, e um filho que é uma benção em nossas vidas… Então esses são os meus dois pilares que andam em paralelo, a fé e a família, são eles o meu porto seguro.”
Com o sonho de poder acompanhar o crescimento de seus netos e bisnetos, ela agradece a Deus por ser mulher e exalta o seu gosto pela cor verde, que sempre a inspira a manter a esperança. Noêmia acredita que não exista lugar melhor que a sua casa, pois é lá que ela pode se renovar e recarregar as suas energias, para continuar enfrentando as lutas e dificuldades do dia a dia.
Para ela, ser mulher é uma benção divina, principalmente pelo fato de poder dar a vida a outra pessoa na maternidade, se doando em causas que ajudam o melhor desenvolvimento da sociedade e levando o amor ao próximo.
Parabenizando toda a equipe da Revista Soberana, Noêmia destaca a importância e sua gratidão por ter a oportunidade de participar e agora representar outras mulheres que, assim como ela, são protagonistas de lindas histórias de superação, força, empatia ao próximo e com sede de ajudar a construir uma sociedade cada vez melhor.