Saber o que nossos filhos conversam nas redes sociais é um grande desafio. Entender então, nem se fala. É um tanto de gírias, palavras criadas, emojis, símbolos e abreviações que compõe a comunicação desta geração moderna, que nos deixa impressionados para não dizer assustados.
Por isso, a cada vez mais se faz necessário atualizarmos nosso vocabulário para acompanhar a velocidade das expressões que no submundo deles, cada item tem seu significado abrangendo apenas alguns grupos específicos. A codificação é intencional.

Na série “Adolescência”, a comunicação e códigos expostos na rede social do Instagram dos envolvidos na trama, desempenha uma forma secreta de comunicação entre os jovens que estão sendo influenciados por ideologistas radicais e extremistas como o movimento incel. Ter conhecimento do que se tratava aqueles símbolos, ajudou a esclarecer alguns itens que justificaram tal crime.
Então vamos lá:
- Incel: Significa diminutivo da expressão inglês “involuntary celibates”, (celibatário involuntário). Termo usado por homens que se sentem rejeitados afetivamente ou sexualmente pelas mulheres
- Nonce: Gíria britânica que é usada para designar pessoas que cometeram crimes sexuais, especialmente contra crianças.
- Cápsula (Red Piill): Inspirado no filme Matrix, a “pílula vermeha”, é um termo utilizado para homens que defendem uma “masculinidade dominante”, como se fosse um despertar para uma realidade de opressão das mulheres e o feminismo.
- Feijão: Um símbolo bastante usado que representa um “sinal secreto” para identificação dos membros da comunidade.
- Corações Coloridos: Cada um tem sua simbologia específica, sendo o vermelho: amor, roxo: Excitações sexual, amarelo: interesse mútuo, Rosa: Interesse sem interesse sexual, Laranja: “Vai ficar tudo bem”
- Emoji 100%: Faz alusão a teoria dos 80/20, que defende que 80% das mulheres se interessam e relacionam por apenas 20% dos homens, trazendo a mensagem oculta de que os homens estão em desvantagem afetiva.
- Dinamite (explosão): Significa um marcador para representar a raiva internalizada, um desejo de “explodir”.
Muito interessante não é mesmo?! Importante salientar que precisamos estar alertas a estes significados, que essa simbologia se estende a diversos “mundos”.
Percebemos que na série Adolescência, alguns temas como ansiedade, auto estima, sexualidade e identidade de gênero trazendo a necessidade de orientação aos nossos jovens que acabam encontrando nos algoritmos e nas redes sociais o acolhimento e compreensão de grupos que os convencem sobre certos assuntos e também sobre a violência.
Agora me conta, você já conhecia algum destes símbolos?