Dia do Consumidor: fique atento! Veja as dicas

O Dia do consumidor celebrado em 15 de março é uma oportunidade para refletir sobre os direitos, responsabilidades e principalmente os hábitos de consumo.

Não há como negar: a vida do brasileiro está custando mais cara.  Ir ao supermercado, abastecer veículos e fazer compras no mês pode gerar uma surpresa para o cidadão brasileiro. Isso porque com o orçamento do mês anterior, atualmente não se faz a mesma compra.

Tanto tem-se falado do preço do café, que até virou memes em redes sociais, nos traz uma realidade “doida” que também se transfere para os demais alimentos como a carne, frutas e laticínios.

O aumento dos preços não está sendo proporcional ao poder aquisitivo dos trabalhadores. Assim, o poder de compra do cidadão diminui, consequentemente acontece o aumento dos empréstimos e linhas de crédito bancárias. Esta variação contínua está presente em diversas economias do mundo: a inflação, influenciada por diversos fatores internos e externos que não cabe aqui estendermos.

Neste ínterim, a saúde financeira das famílias a cada mês sofre alterações. É preciso estar atento!

Para que você não sofra um descontrole financeiro ou sofra por consequência de dívidas gostaria de falar sobre alguns itens que este dia nos faz refletir:

  • Marketing e Promoções: Ficar atento com as empresas que oferecem descontos. Verificar se são reais. Checar a idoneidade da loja quando se for comprar presencialmente e também no digital que sempre nos facilita a vida. Segurança é fundamental.
  • Consumo Consciente: Entende como seu consumo reflete no orçamento da sua família? Na programação de vida familiar. Importante também valorizar o comércio local, empresas sustentáveis e principalmente a prática da compra por impulso.
  • Direito do consumidor: Você sabe quais são seus direitos? Já leu sobre o Código de Defesa do Consumidor? Sabe sobre as práticas abusivas, trocas e prazos de mercadorias, reembolsos, propagandas enganosas e demais assuntos? Se informe.
  • Educação Financeira: Comprar com consciência é fundamental. Avaliar o que realmente é necessário, se tem valor justo, se está dentro do seu orçamento sem causar danos aos demais gastos futuros é fundamental para manter saudável o controle orçamentário doméstico. Evite dívidas, ainda mais se forem a longo prazo.

É um bom momento para valorizar seu poder como consumidor. No Dia Internacional dos Direitos do Consumidor precisamos estar atentos a estas questões acima abordadas para fazer escolhas mais assertivas, sustentáveis e inteligentes.

Me diga, como você costuma lidar com essas questões no dia-a-dia?

Fonte: https://pmspa.rj.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *