Você sabe o que é TAG?

TAG é a sigla que representa Transtorno de Ansiedade Generalizada. Um transtorno psicológico que acomete tanto homens quanto mulheres e que nada mais é do que a preocupação excessiva, incontrolável, constante e desproporcional a realidade.

A TAG está entre os dez motivos mais comuns e analisados nas consultas médicas atingindo milhares de pessoas no mundo. Inicialmente os sintomas são pequenos, mas rapidamente vão aumentando e descontrolando o indivíduo.

Os sintomas incluem fadigas, ansiedade, dores musculares constantes, suor excessivo, palpitação, dores de cabeça, disfunção gastrointestinal, sexual, problemas de sono, irritabilidade, tremores e fadiga.

Quem nunca sentiu algum tipo destes sintomas e por algum tempo se preocupou se eles iriam perdurar? Que teve algum destes sintomas de forma excessiva e descontrolada?

As causas são variadas. Podem ser por fatores genéticos, hereditários, ambiental e comportamentais. O diagnóstico é geralmente realizado por um psiquiatra ou psicólogo e o tratamento pode ser feito com medicação e/ou acompanhamento psicológico.

Sabemos que a medicina atual estimula a qualidade de vida e bem-estar do paciente incentivando a prática de esportes, técnicas de relaxamento, meditação, respiração profunda, ioga e mindfulness. Essas são técnicas poderosas contribuem fortemente na diminuição dos sintomas e controle da doença.

Quero destacar que a TAG é uma doença crônica, ocasionada por uma preocupação excessiva que persiste ao longo do tempo enquanto a ansiedade é uma reação normal ao estresse, mas que pode em algumas situações ser positivo e a pessoa desenvolver habilidades e aptidões. A ansiedade em determinados momentos “passam”, enquanto da TAG não.

Tenho certeza de que você consegue fazer essa distinção e analisar como você está. A melhor maneira para tudo é a prevenção.  Saúde Mental é fundamental. Assim sendo, busque viver sua vida da maneira mais leve e deixe as preocupações mais de lado. Nem tudo está em nosso controle. Seja sábio e se ame. Cuide de você.

E se precisar, não hesite em pedir ajuda profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *