Por uma Educação Inclusiva

A busca por uma educação mais inclusiva envolve a criação de ambientes que respeitem e atendam às especificidades de todos os estudantes, independentemente de suas limitações ou desafios. A verdadeira inclusão não é apenas sobre inserir estudantes com deficiência  em  salas de aula regulares, mas sim garantir que os mesmos tenham acesso a condições adequadas para aprender e participar plenamente.  Mendes e Asnis (2023, p. 42) reforça,

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“O direito à educação para todos, portanto, não se limita somente a cumprir e aplicar o que está na lei, mais sim, buscar mecanismos igualitários e com equidade que visam o acesso e a permanência de estudantes com ou sem deficiência. Entretanto, é preciso ressaltar que a inclusão de pessoas com deficiência nas instituições escolares requer mudanças e transformações de paradigmas em todo o sistema educacional, além do social e do cultural, buscando oferecer/oportunizar o acesso destes indivíduos ao conhecimento, respeitando seus limites, suas características e suas capacidades para a construção do aprender, saber e fazer”.

De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, estabelecida em 2008, “o movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação”.

Portanto, faz-se urgente e necessária a implementação de políticas públicas voltadas para a busca de uma educação inclusiva, que oportunize o pleno desenvolvimento de todos os estudantes, garantindo acesso e permanência ao ensino, com respeito às suas individualidades e especificidades.

 

 

Referência:

MENDES, Maria Fernanda Moreira;ASNIS, Valéria Peres.O transtorno do espectro do autismo na legislação educacional e nos projetos político-pedagógicos da educação básica. In: MEDEIROS, Janiara de Lima(Org.).Ensino e Educação: contextos e vivências. Campina Grande: Licuri, 2023, p. 41-57.v. 2. Doi: https://doi.org/10.58203/Licuri.83085.
BRASIL. MEC/SEESP. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso: 24 de setembro de 2024.BRASIL.

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