Cadeirada da testosterona: como reagir administrando seus hormônios?

 

Infelizmente, noticiado recentemente uma atitude no mínimo impensada sobre um arremesso de cadeira entre candidatos políticos, durante um debate ao vivo.

Cabe salientar que a inteligência emocional pode estar vinculada à inteligência hormonal e há meios de administrar essas diferenças biológicas.

Para o homem, a presença de testosterona confere energia, competitividade e às vezes agressividade, que pode ser modulada de forma inteligente para a conquista de objetivos de forma positiva, sem excessos.

Para a mulher, a ciclicidade hormonal entre estrogênio e progesterona confere dinamismo, coragem e disposição na fase estrogênica e mais introspecção na fase progesterônica.

Quando a mulher, de forma inadvertida ou excessiva, suplementa testosterona a níveis suprafisiológicos, pode além de apresentar sinais de masculinização como pêlos em excesso, engrossamento de voz, queda de cabelo, pode também estar mais susceptível a doenças cardiovasculares e claro, menor controle emocional da agressividade.

Portanto, saber conviver com seus hormônios é ter sabedoria. Não importa os insultos da vida, mas sim como reagimos a eles.

Ao ser homem, que você domine sua testostenona, nunca o contrário.

Ao ser mulher, aproveite de sua ciclicidade sem excessos. Ser feminina é belo, é cíclico e é saber usar seus hormônios a seu favor em inteligência e dinamismo.

Fica aí a reflexão hormonal. E você, como reage a favor de seus hormônios?

Comente pra nós suas experiências que podem ser enriquecedoras para nossa leitura! Abraços!

Dra. Gisele Vissoci Marquini

CRM 34170 MG

Ginecologia – Uroginecologia – Cirurgia Vaginal

 

Fonte imagem: (adaptada sem identificação de pessoas) g1.globo.com domínio público

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *