Uma nova mentalidade: a era do cuidado

A saúde mental é a base de nosso funcionamento diário. É através dela que conseguimos viver bem conosco e com os outros ao nosso redor, pois esta relacionada à forma de como nos damos com as exigências da vida e a maneira que organizamos nossas emoções, ideias, desejos e capacidades.

As informações estão em todos os lugares. Acredito que nunca se falou tanto da importância deste termo “saúde mental” que engloba vida pessoal quanto na vida profissional.

Neste mundo moderno e veloz que vivemos, ter saúde mental é fundamental para que tenhamos qualidade de vida. Ela infuencia diretamente em nossos comportamentos, raciocínio, emoções e principalmente como reagimos ao meio em que vivemos.

De fato, não podemos viver sem ela. Sabemos que as mudanças rápidas de vida e a maneira como este mundo contemporâneo nos exige perspicácia, controle, dinamismo, velocidade é fácil nos perdemos e até mesmo descontrolarmos diante dos acontecimentos.

Quem aqui nunca se deparou com situações problemáticas e não sabia como sair dela? Quem nunca se desesperou diante coisas simples? Ou se estressou em frações de segundos? Tenho certeza de que você parou para pensar ao ler essas indagações.

O acúmulo emocional de uma vida movimentada e agitada também é um fator importante para se considerar. As habilidades sociais e emocionais são fundamentais para o controle, mas fatores  genéticos podem também ser a origem de alguns transtornos mentais.

Por isso é importante cuidar dela, que tem influência em nosso corpo, nas nossas condições físicas, no nosso bem-estar e nas atividades cerebrais.

Podemos dizer que temos três pilares da saúde mental que são a prevenção, a percepção e o tratamento. Sem dúvidas a prevenção é a melhor delas. Mas afinal, o que mais favorece e ajuda o ser humano a manter o equilíbrio? Posso te dar algumas dicas:

  • Pratique atividades físicas
  • Cuide da sua alimentação (quantidade e valriedade)
  • Melhore a sua gestão do tempo
  • Priorize seu tempo de sono
  • Dedique tempo a você e faça coisas que possa te trazer prazer
  • Conviva mais com pessoas que ama (família e amigos)

Parece que são coisas simples mas não são. Ao longo do tempo, estes hábitos se somam e fazem a diferença. Essa é a prevenção que envolve boas práticas, Já a percepção engloba questões de autoconhecimento para perceber que existe algo errado e que talvez precise de ajuda médica. Já o tratamento envolve diretamente profissionais especialistas.

A moda agora é “viver seu propósito” afinal, se encontrar, saber qual sua habilidade, talento e focar no que deseja é um investimento de saúde individual e coletiva.

Numa sociedade com altos índices de depressão, transtornos mentais, suicídios é necessário que a cada dia mais ficarmos alertas para isso. Cuidar de si, da mãe, do filho, do amigo faz bem para a sociedade e cria-se a sensação de pertencimento neste mundo.

Por isso me amiga notamos que cada um anda mesmo “cuidando de suas próprias vidas”. E você, tem cuidado da sua?

Fonte: https://www.agepen.ms.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *