A política começou! A partir da data de hoje, 16 de agosto de 2024 oficialmente iniciou a campanha para as eleições municipais de outubro em todo o país. Sabemos que a muito tempo, os grupos e pessoas já foram se formando para que na data de hoje, conforme lei permitir as manifestações políticas tivessem início.
Mas afinal o que é política? Conforme definição do site https://pt.wikipedia.org/ “o termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.” “Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil”
Mas quem nunca escutou aquela famosa frase “Odeio política”? Tenho certeza de que você já escutou e até provavelmente já tenha dito não é mesmo? Grande parte da população não possui a consciência de que a política está entre nós, praticada diariamente.
Para muitos, a política é apenas para aqueles que estão participando de processos eleitorais ou que assumem um cargo público, mas ela é muito mais do que isso! Ela está em tudo, afinal somos regidos por normas, leis e estamos inseridos nas políticas sociais, educacionais, profissionais, educacionais entre outras.
Estamos cercadas por ela. Parou para pensar nisso? Se não fosse a política não teríamos o direito as assistências médicas, de educação, de lazer, de moradia. Parou para pensar nisso?
Além do que fazemos política em nosso meio, em nossos trabalhos por exemplo quando defendemos pessoas, grupos, ideias. Fazemos política em nossas famílias, condomínios, igrejas. Tudo é regido pela política mesmo que não a denominamos assim. Sem perceber a vivenciamos diariamente.
Muitas vezes as pessoas que falam sobre odiar a política ou não gostar de falar sobre este assunto, são pessoas que possuem insatisfações, que tem ou tiveram experiências ruins, ou que não foram privilegiadas por um grupo ou uma ação em determinado momento.
Política é coisa séria. Um governante em sua atuação deve sempre buscar favorecer a maioria da população e infelizmente existem aquela parcela de pessoas que ficam insatisfeitas e/ou que não são beneficiadas. Isso, é histórico e não nos cabe uma avaliação ou discorrer sobre este assunto.
Assim sendo, temos pela frente muitos dias para que você escolha seu representante e pratique a sua cidadania. É momento para avaliar, se permitir a ler, assistir programas eleitorais, ver e ouvir debates. Somente assim terá a oportunidade de avaliar as propostas, entender sobre cada candidato para definir sua escolha.
Votar é necessário. Seu voto tem importância. É mais do que uma obrigação, é um direito. Por isso, faça valer seus direitos a partir de então. Seu voto fará a diferença e contribuirá para as boas práticas de gestão pública.
Tudo que vem pela frente, será em consequência da escolha do voto. Seja bom ou ruim, todos serão administrados por esses candidatos de agora. Tenha critérios e responsabilidade.
Agora me diga. Você concorda? Já foi candidato a algum cargo político? Já representou algum grupo ou comunidade? Deixe aqui seus comentários.