Qual o papel dos avós dentro da família

Quem teve seus avós presentes em suas vidas, sabe dizer o quanto foram importantes para seu desenvolvimento ao longo do tempo. Dia 26 de julho comemora-se o dia dos avós que são verdadeiros tesouros, cheios de sabedorias e experiências.

Além de ajudar os pais a cuidar das crianças, auxiliam os avós ajudam a transmitir conhecimentos entre gerações, ajudando a construir bases sólidas de valores que somente eles possuem. São exemplos de vida e auxiliam diretamente na formação da identidade das crianças.

Cada avô e avó possuem seu estilo e seus comportamentos. Uns são mais velhinhos, outros mais jovens, uns mais dinâmicos, outros mais discretos e calados, outros cheios de ideias e modernidade, outros já são “a moda antiga”, mas cada um tem muito a somar e contribuir na criação dos netos.

Conforme o site www.dentrodahistoria.com.br “segundo dados do IBGE, no ano de 2019 o tempo médio de vida era de 76,6 anos para homens e mulheres. Isso mostra que a expectativa geral de vida vem crescendo nos últimos anos, o que é um ganho para as crianças, que terão mais tempo ao lado do vovô e da vovó durante sua fase de desenvolvimento. Além disso, a tecnologia tem facilitado o contato entre netos e avós que não moram perto, reduzindo a saudade e trazendo novas formas de manter as famílias juntinhas.”

Não há quem diga que a relação dos avós com seus netos não traga benefícios.  A participação deles melhora a qualidade de vida e bem-estar de ambos, ou melhor, de toda a família.

Os avós ajudam na construção da identidade, trazendo informações da árvore genealógica, promovendo a valorização da própria história e da necessidade de compreensão do seu papel dentro da família e no processo de continuação.

Outro lado positivo é o desenvolvimento da criatividade e do pertencimento da criança ao ouvir os avós contando sobre os “casos” e os relatos de diversos fatos acontecidos no passado. Esses momentos estimulam os pequenos quanto a criatividade e imaginação, ajudando a construírem suas próprias percepções às narrativas contadas.

Muito importante também é o desenvolvimento da empatia e respeito om as outras gerações, as passadas e acredito também que promove o sentimento de pertencimento, tão importante para qualquer pessoa.

Enfim, falar de avôs é falar de amor. São figuras muito importantes no suporte emocional das crianças, digo, os netos e também para os próprios pais que se sentem seguros com os cuidados e presença dos mais velhos.

Agora quero saber de você que teve ou ainda tem a participação doa avós em suas vidas. Qual o sentimento de tê-los em suas vidas e/ou memórias?

 

Fonte: https://www.olgatessari.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *