Desafios que os pais enfrentam durante as férias escolares

Chegou as férias escolares do meio do ano. E ela traz muitos desafios. Antes de começar, já traz a ansiedade para as crianças que ficam contando os dias para que ela chegue. O desejo de fazer outras atividades ou não ter algumas obrigações diárias faz com que a tão famosa “férias” seja tão aguardada.

É natural que quando as crianças estão frequentando escolas, nós adultos estamos também envolvidos com o trabalho e toda a família envolvida com uma rotina definida. As férias chegam e um novo formato de costume deve ser estabelecido para que as crianças vivam este tempo com qualidade. Aí que os pais devem estabelecer uma nova forma de adequar esse tempo.

Precisamos entender que durante este período, tudo se transforma dentro da família. As crianças requerem a presença dos pais, de amigos e familiares, desejam também fazer passeios, algo que seja diferente e é aí que os desafios aumentam, pois nem todos os pais estão livres do trabalho neste período.
É um ajuste aqui, outro ali. A casa fica mais bagunçada, refeições fora do horário, brinquedos espalhados, os custos com alimentação também aumentam e muitas coisas saem do controle.

Neste momento o melhor é dar autonomia para as crianças. Deixá-los brincar, acordar mais tarde, ter o tempo deles, porém também dividir, estabelecer e repassar algumas tarefas domésticas conforme idade. Faça que a criança se sinta útil e responsável neste período.

Definir, agendar algumas atividades fora de casa podem ajudar com que o tédio não apareça. O que também é muito comum. Outra dica é convidar amigos para fazer um programa em casa, como assistir a um filme, passar uma tarde com brincadeiras, tomar um lanche. A imaginação deve ser uma aliada neste momento.

O melhor conselho para você pai, é entender que não temos controle de tudo. Não conseguimos dar conta de todas as responsabilidades ao mesmo tempo e devemos levar este período com mais leveza entendendo que este período é para descanso, uma pausa das atividades e que a velocidade não será a mesma.

Férias deve ser um momento prazeroso para os filhos e também um momento para recarregar as energias. Devemos como pais e responsáveis proporcionar um período positivo na vida deles além de não fazer com este recesso seja um momento cansativo para nós. Lógico que teremos mudanças e obstáculos neste período, mas ver nossos filhos felizes e vivendo a infância e adolescência como se devem, é recompensador. Pense nisso!

 

Fonte: https://forbes.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *