Um filme que está sendo recorde nas bilheterias nos cinemas, “Divertida Mente 2″ chegou em sequência do Divertidamente lançado em 2015 que também foi campeão de visualizações na época. Uma história divertida em formato de desenhos, mas que nos permite visualizar nossos processos internos e compreender melhor os sentimentos.
A história se baseia em torno de uma menina chamada Riley, protagonista, é uma garota divertida, sincera e meiga de 11 anos de idade e que começa a enfrentar mudanças significantes em sua vida principalmente porque há mudanças de cidade e suas melhores amigas não irão mais estudar com ela no próximo ano letivo.
Assim sendo, ela acaba fazendo novas amizades e entrando para um time de hóquei no qual tenta se ingressar definitivamente. Durante toda a passagem de cenas, as emoções entram em ação. O filme mostra o cérebro da personagem sendo controlada por cinco emoções: Alegria, Nojinho, Raiva, Medo e Tristeza. Tudo sendo administrado pela alegria até que há uma mudança: a Ansiedade toma conta de tudo.
Lembrando que nesta segunda versão, as novas emoções e personagens apresentadas são a Ansiedade, a Inveja, o Tédio e a Vergonha. Através da animação, de forma metafóriva vamos entendendo como as emoções se misturam ao longo do dia e como de fato é o nosso funcionamento interno.
O filme deixa evidente, o quanto cada emoção se faz necessária e o quanto são complementares. Assistir ao filme nos desperta para percebermos como nós reagimos às diversas situações e fases de nossas vidas.
Sobre o formato dos personagens, cada um é representado de uma maneira. Conforme o site www.culturagenial.com , “A Alegria, por exemplo, tem um formato corporal que nos lembra uma estrela. O Medo, por sua vez, tem os contornos de um nervo e é roxo. Nojinho é inteiramente verde e nos recorda um brócolis (comida que Riley não aprecia). A Raiva é como um tijolo: retangular, vermelho e pesado. A Tristeza tem um contorno de gota, como uma lágrima, e é azul.”
O filme nos traz muitas reflexões. A primeira é que no decorrer da vida, nossos sentimentos e emoções mudam. Estamos diariamente sendo colocados diante de desafios que nos tiram muitas vezes o controle, principalmente às ruins e inesperadas.
Segundo, todas as emoções são importantes e necessárias apesar de acreditarmos que algumas como a tristeza, a raiva, o tédio e o nojo não são positivas. Pelo contrário, elas são propulsoras de mudanças de comportamento e de visão. Precisamos dela para mudar de “rota”, sairmos da zona de conforto e rever nossas escolhas e necessidades. Nos faz “crescer”.
Mesmo que seja um movimento difícil e desafiador, mudar e se adaptar a novas realidades é preciso. “Divertida Mente 2” nos trouxe de forma muito lúdica e divertida de se ver o que está dentro de nós: as emoções!
Se você ainda não viu, não perca essa oportunidade!!! Vá aos cinemas e se divirta com muita alegria.
Parabéns Maytha! Excelente matéria!
Vou assistir esse filme. Você faz nascer na gente vontade de nos conhecer.Parabens!