Como se aproximar verdadeiramente do seu filho adolescente

A fase da adolescência é um momento de transição, de busca de independência, autonomia. Então percebe-se que a relação com os pais não é a mesma. Afinal, o jovem deseja tomar suas próprias decisões e ter autonomia para conduzir sua vida.

Falo que é um novo começo, tanto para os pais quanto para o adolescente. É inegável dizer que para ao país é complicado entender, ceder algumas coisas, permitir tal independência, visto que até aquele momento tinham uma criança que dependia completamente do adulto.

A adolescência acontece dos 12 aos 18 anos de idade, vem repleta de interesses, curiosidades, amizades e é claro: hormônios. Envolve muitas mudanças externas, como a transformação do corpo e as internas, na busca de suas identidades. Por isso, são muitas vezes considerados rebeldes, intransigentes, individualistas, mal-educados, dispersos e/ou retraídos.

É muita mudança e é natural que os pais se sintam perdidos, assustados e preocupados. Conforme informação retirada do site www.vidasimples.com. “a educadora parental Claudia Alaminos, os jovens passam por uma fase emocional denominada individuação.

“Seu objetivo é determinar qual é sua identidade como pessoa e onde ela está inserida na sociedade. Às vezes, isso significa testar vários papéis, crenças ou estilos de vida, o que pode surpreender até mesmo parentes próximos que o conhecem há toda a vida”, explica a especialista.

A educadora ainda acrescenta que as necessidades de independência e autonomia que surgem nessa época podem resultar em oposição e recuo, porque não querem mais regras ou controle por parte dos pais.”

Neste ínterim, a pergunta mais ouvida é: Como se aproximar do meu filho? A resposta é a mais obvia, mas também a mais difícil de executar: se interessando pelo universo deles.

Para os pais é outra “pedra no caminho” porque muitas vezes tudo aquilo é desinteressante ou já se “passou da época”. É interessante para o filho e não para o pai que muitas vezes já passou por aquilo, não possui interesse ou não gosta mesmo. Isso inclui jogos, conversas, passeios, gostos musicais entre outros.

Tudo é novidade para o jovem que deseja fazer suas escolhas, tomar suas decisões, ter sua independência. Reconhecer e permitir que aquele jovem tem tais necessidades, é importante para a construção da sua identidade, relações e desenvolvimento.

Muitas vezes eles se afastam e os pais precisam entender que não é falta de amor, mas sim necessidade de autonomia. Reconheça o que seu filho de fato precisa nesta fase. O momento que ele está passando também depende e continua precisando dos pais, mas agora de forma diferente. Precisam de ajuda. Só que da ajuda mais adequada para eles.

Agora, precisa-se equilíbrio nesta relação e os adultos são vocês. O amor doado a eles, o respeito e a compreensão por essa fase que estão vivendo só poderão gerar laços ainda mais fortes de união e sentimento de pertencimento. Pense nisso e “Peguem leve, pais!”

Fonte: https://vidasimples.co/

1 thoughts on “Como se aproximar verdadeiramente do seu filho adolescente

  1. Gisele Vissoci Marquini says:

    Excelente matéria. Achar o equilíbrio entre se aproximar do universo deles e deixá-los no momento individual para desenvolver autonomia. Esse equilíbrio pode ser o foco, ou a saída. Muito esclarecedora matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *