A luta em prol do setor leiteiro ficou ainda mais forte! Nesta quarta-feira (17), aconteceu a instalação da Subcomissão Permanente do Leite (Subleite) no Plenário 6 das comissões da Câmara dos Deputados. A iniciativa, que integra a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), foi criada para acompanhar, avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional.
A deputada federal e também presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL), Ana Paula Leão (PP-MG) foi eleita relatora da subcomissão. “O leite é agro, é fundamental para a economia de diversas cidades, gera milhares de emprego, renda e merece uma atenção especial da CAPADR. A partir de hoje, a nossa luta fica mais forte”, disse a deputada.
Entre as atribuições da Subcomissão, destaca-se: a fixação de preço justo para os produtores; o combate aos cartéis na produção dos insumos lácteos; o estabelecimento de mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados e a redefinição da carga tributária sobre leite in natura.
A mesa diretora ficou composta também pelo presidente e vice-presidente, que ficaram a cargo dos deputados federais Rafael Simões (União-MG) e do Thiago Flores (MDB-RO), respectivamente.
Com mais de 35 bilhões de litros de leite produzidos anualmente e 4 milhões de pessoas empregadas no setor, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Subcomissão do Leite assume um papel vital na busca por soluções que fortaleçam e promovam o desenvolvimento sustentável dessa importante atividade econômica.