1º Instituto de Prevenção ao Câncer de MG será inaugurado neste domingo, 21

Construção, equipamentos e custeio foram garantidos 100% por emendas do deputado Weliton Prado destinadas ao Hospital de Amor de Barretos. FOTO: Divulgação

O primeiro Instituto de Prevenção ao Câncer de Minas Gerais – Instituto Júlia do Prado – vai ser inaugurado neste domingo, 21/04, às 10 horas, na cidade de Patrocínio. A un​idade, que é a primeira do Hospital de Amor de Barretos no estado, foi construída e equipada com emendas do deputado federal Weliton Prado, presidente fundador da primeira Comissão Especial de Combate ao Câncer no Brasil da Câmara dos Deputados, e também tem o custeio 100% garantido pelas emendas do parlamentar. A parceria é inédita em Minas, após 60 anos de fundação do maior centro oncológico da América Latina.

O deputado explica que o Instituto tem capacidade de realizar cerca de 600 atendimentos por dia, totalmente gratuitos. “O que salva vidas é a prevenção, o diagnóstico precoce”, afirmou Prado.  Para o câncer de mama, o parlamentar explica que a unidade vai tratar 75% dos casos. A população poderá realizar exames de mamografia, ultrassom de mama, consulta com mastologista, e pequenas e médias cirurgias. Weliton Prado lembra que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, em média, 50 mulheres por dia.

 

 

Tudo pronto em Patrocínio para a inauguração neste domingo, dia 21. FOTO: Divulgação

Para o câncer do colo do útero, o Instituto vai tratar 98% dos casos e serão realizados exames de Papanicolau em base líquida, o mais moderno e seguro com maior índice de diagnóstico, colposcopia com biópsia e cirurgia. O câncer do colo do útero é o 3º tipo de câncer mais incidente entre as mulheres.

Além disso, a unidade vai atender as pacientes com a Carreta da Prevenção, que vai percorrer as cidades, garantindo uma cobertura de mais de 1 milhão de habitantes.

O deputado Weliton Prado e a carreta da prevenção, em Patrocínio. FOTO: Divulgação

“O Instituto de Prevenção tem hospital dia e tem centro cirúrgico. Então, nós vamos curar o câncer em Minas com a prevenção e diminuir a grande fila e demanda para os hospitais grandes, diminuindo a incidência dos casos avançados. Nem posso descrever o que significa nós termos na família do Hospital de Amor um político como o deputado Weliton Prado, que tem o DNA idêntico ao do meu pai, Paulo Prata, fundador da maior rede de atendimento oncológico da América Latina com atendimento gratuito. Nós só entramos em uma cidade ou estado quando nós temos absoluta consciência e confiança de que existe um comprometimento de verdade e de coração para enfrentar o câncer, como o do Weliton Prado”, destacou Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor de Barretos.

“Essa ação para a implantação do Instituto vai mudar a história do câncer na região e muito em breve em Minas Gerais também. Os milhares de pacientes que precisam sair de Minas para fazer tratamento em Barretos vão deixar de vir, porque as lesões pequenas, detectadas precocemente, a gente vai conseguir tratar agora no Instituto Júlia do Prado. Essa é a grande arma que nós temos na luta contra o câncer”, afirmou o diretor do Hospital de Amor, Dr. Raphael Haikel Júnior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *