A trombofilia é definida como tendência à tromboses decorrentes de alterações hereditárias ou adquiridas da coagulação, que levam a um estado pró-trombótico. Os estados de tromboses em pacientes portadoras de trombofilias podem estar facilitados.
Deve haver suspeita clínica principalmente em tromboses em idades inferiores a 50 anos ou mulheres com passado obstétrico de perdas gestacionais.
Uberlândia é uma cidade pioneira na discussão sobre o tema pois atualmente é a única do país que tem o Dia Municipal de Conscientização sobre a Trombofilia, dia 05 de maio, incluído no Calendário Oficial do Município de Uberlândia pela Lei 13.725 de 28 de março de 2022.
Diante disso, a presidente da ONG Vida e Trombofilia e idealizadora da Lei citada, Thalita Mara, desenvolve neste mês de maio o Ciclo de Palestras sobre Trombofilia, aberto ao público alvo, estudantes de medicina, profissionais de saúde, de forma gratuita.
Discutir sobre o tema favorece medidas de prevenção e manejo adequados, pois algumas situações como uso de anticoncepcionais hormonais combinados (contendo estrogênio), neoplasias entre outras, podem complicar trombofilias adquiridas e predispor a tromboses.
Que Uberlândia seja palco mais uma vez de ciência, cidadania e exemplo de cuidados em saúde.
Você que é profissional de saúde da cidade ou região, ou estudante da área se inscreva! Participe!
Ciclo de Palestras sobre Trombofilias.
Data: 03/05 (sexta-feira), 13:30H. Local: Anfiteatro Cícero Diniz (Prefeitura)
Faça sua inscrição e participe gratuitamente http://forms.gle/YWpT3WH3JGEYuTRw6
Mais informações pelo telefone:(34) 996838636 – Grupo Circulando Vida
Juntos pela informação de qualidade e conscientização!
Abraço! Dra Gisele Vissoci Marquini.