De acordo com o DSM-5, o Transtorno do Espectro do Autismo-TEA caracteriza-se por déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos, incluindo déficits na reciprocidade social, em comportamentos não verbais de comunicação usados para interação social e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos. Além dos déficits na comunicação social, o diagnóstico do TEA requer a presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O início precoce das intervenções pode ajudar a melhorar a capacidade da criança de interagir com os outros, entender e expressar emoções e desenvolver habilidades sociais adequadas para a idade. Portanto, é essencial identificar e reconhecer sinais precoces do transtorno do autismo na infância.
Alguns sinais de autismo na infância:
- Ausência de contato visual: Bebês e crianças pequenas geralmente fazem contato visual com seus cuidadores para buscar interação. Crianças com autismo podem evitar o contato visual ou parecer desinteressadas em estabelecer esse contato.
- Atraso ou ausência de linguagem verbal: Crianças com autismo podem demorar mais para começar a falar ou podem não desenvolver a fala. Além disso, alguns podem desenvolver uma linguagem verbal limitada e repetitiva.
- Dificuldades na interação social: Crianças com autismo podem ter dificuldade em entender e responder às emoções e expressões faciais dos outros. Eles podem parecer distantes, ter dificuldade em compartilhar interesses ou brincar de forma interativa com outras crianças.
- Comportamentos repetitivos ou estereotipados: Podendo incluir movimentos corporais repetitivos, como balançar as mãos, balançar o corpo ou girar objetos repetidamente. Eles também podem ter interesses restritos e obsessivos em determinados objetos, temas ou atividades.
- Sensibilidade sensorial: Algumas crianças com autismo podem ser hipersensíveis ou hipoativos a estímulos sensoriais, como luzes, sons, texturas e cheiros. Podendo resultar em reações extremas a certos estímulos sensoriais ou buscar estímulos sensoriais intensos.
- Dificuldades na coordenação motora: Algumas crianças com autismo podem ter dificuldades motoras, como coordenação motora fina prejudicada ou dificuldades de equilíbrio.
É importante ressaltar que cada criança é única e pode exibir esses sinais de maneira diferente. Além disso, alguns sinais podem não ser perceptíveis até que a criança atinja determinada idade ou estágio de desenvolvimento. Se houver preocupações sobre o desenvolvimento ou comportamento de uma criança, é essencial procurar a avaliação e orientação de um profissional de saúde especializado em desenvolvimento infantil, como um psicólogo, pediatra, neuropediatra ou um psiquiatra infantil . Um diagnóstico precoce e intervenção adequada podem fazer uma diferença significativa no desenvolvimento e na qualidade de vida da criança.
Referência:
DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento … et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.
Abraços!
Maria Fernanda