“Chega de estereótipos”

A campanha deste ano de 2024 em comemoração ao dia Internacional da Síndrome de Down (ou trissomia 21),  tem como tema “Chega de Estereótipos: abaixo o capacitismo”. O objetivo da campanha é desconstruir as ideias preconcebidas e simplificadas sobre pessoas com essa condição genética, promovendo uma compreensão mais ampla e inclusiva. Comemorado em 21 de março (21/03), o Dia Mundial da Síndrome de Down refere-se aos três cromossomos no par 21, que definem a condição genética. A escolha da data foi sugerida pelo Brasil e ratificada por consenso pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011. A finalidade da comemoração neste dia é sensibilizar a sociedade quanto à importância dos direitos de igualdade e da inclusão equitativa dos indivíduos com Síndrome de Down em todos os setores da sociedade.

No Brasil, a lei 14.306 de 2022, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com Síndrome de Down são incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com síndrome de Down na sociedade.

Mas o que vem a ser estereótipos?

Estereótipos são crenças ou ideias preconcebidas que a própria sociedade constrói, atribuindo as pessoas ou grupos, de forma preconceituosa,  baseadas em características superficiais, como origem étnica, gênero, idade, condição socioeconômica, entre outros. Os estereótipos podem ser prejudiciais, pois podem levar à discriminação e exclusão do indivíduo de participar efetivamente de seus direitos na sociedade de forma plena.

Portanto, é fundamental que a sociedade combata esses tipos de estereótipos capacitistas, que excluem e impedem que as pessoas com Síndrome de Down sejam tratadas com equidade e igualdade em nossa sociedade, colocando-as no lugar de incapazes de trabalhar, estudar, namorar, aprender e até mesmo morar sozinhas.

Chega de estereótipos!!!!!

Por uma inclusão de verdade!

 

Referências: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/Lei/L14306.htm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *