Sabemos que a participação da mulher no mercado de trabalho aumenta gradativamente a cada ano. Desde a pandemia muitas mulheres, diante da necessidade de sustento e pelas limitações e regras de contato, começaram a empreender e estão até os dias atuais.
Conforme o site do IBCCOACHING.COM.BR “Em 2007 a presença feminina representava 40,8% do mercado formal. Já em 2016, esse número subiu para 44%. Os dados são do Ministério do Trabalho e são baseados em pesquisas do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).”
Apesar de as mulheres terem adquirido seu espaço, ainda sim, muitos são os desafios a serem alcançados. Ainda sofremos com a desigualdade salarial em comparação ao do homem, preconceitos, assédios, contratação por causa da maternidade, dificuldade de contratação para horários noturnos e por aí vai.
Está no “sangue” da mulher as lutas por seus direitos, igualdade e por mais que as dificuldades apareçam, as oportunidades também surgem e são proporcionais. É assim que a mulher ao longo destes anos vem fazendo: abrindo portas, aproveitando as oportunidades e lutando por seus direitos e espaços.
A mudança da vida da mulher aconteceu não apenas no lado profissional, mas também no pessoal e no familiar. Estamos na época da modernidade, onde cada dia mais as pessoas são livres e independentes.
E não é diferente para nós. Também temos velocidade para que as coisas aconteçam. Também desejamos liberdade financeira, liberdade de escolhas, de trabalho, de amores. Queremos estudar, nos especializar, viajar, nos descobrir sexualmente e romper as fronteiras da vida e do mundo.
Por estes motivos acima citados, as empresas tem encontrado nas mulheres características e um diferencial que faz toda a diferença no meio profissional. São elas:
- Comprometem-se mais com o que fazem e as metas da empresa;
- São resilientes;
- Entendem a importância do trabalho em equipe;
- Comprometem-se mais com o trabalho;
- São profissionais mais flexíveis e participativas;
- São criativas;
- São mais tolerantes;
- Buscam mais especializações;
O futuro com certeza trará situações ainda mais positivas para o setor feminino. Tenho certeza de que ao ler você se identificou. Que continuemos na caminhada buscando melhorias e rompendo preconceitos e limites.