Pensar no universo feminino, é evidenciar sua lutas e desafios pela conquista de seus direitos de forma igualitária e com equidade na sociedade, garantir seu direito de ir e de vir, ter as mesmas oportunidades, dar o seu melhor.
Não posso deixar de mencionar neste mês de março, dedicado à celebração do Dia Internacional da Mulher, um breve comentário sobre as mulheres e sua relevância no campo científico. Em 11 de fevereiro, celebramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, uma data estabelecida pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de dezembro de 2015. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de promover a harmonia entre a ciência e a igualdade de gênero.
É importante ponderar sobre a participação, o desempenho e os obstáculos que as mulheres confrontam no cenário acadêmico e nas disciplinas científicas exatas. Este momento de reflexão busca aumentar a conscientização acerca da significativa contribuição das mulheres na ciência, destacando a necessidade de medidas institucionais para desafiar estereótipos e promover esforços contínuos, garantindo que as cientistas femininas sejam visíveis, tenham suas vozes ouvidas e recebam apoio e reconhecimento para suas pesquisas.
No entanto, enfrentam desafios que frequentemente sobrecarregam e afetam seu comprometimento com o trabalho e o avanço na carreira, como a necessidade de conciliar uma dupla jornada, sendo responsáveis pela organização e gestão do ambiente familiar, resultando em sobrecarga emocional e física a essas mulheres. O principal desafio é encontrar novas maneiras de compartilhar as responsabilidades de forma colaborativa.
Portanto, esta data é uma oportunidade para refletir sobre a igualdade de gênero, promover a conscientização sobre questões que afetam as mulheres e reconhecer suas realizações em diversas áreas da sociedade. Além disso, é um momento para inspirar ações contínuas em prol da equidade, empoderamento e respeito às mulheres, buscando construir um mundo mais justo e inclusivo para todos.
Mulheres, a sua força é extraordinária! Vocês desempenham papéis essenciais em todas as áreas da vida! São verdadeiras fontes de amor e segurança, não apenas na sociedade, mas também diante dos desafios cotidianos. Como disse Michelle Obama, “Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar.”
Então, sejam fortes! Lutem! Derrubem barreiras!
Um abraço!
Maria Fernanda
Parabéns pela matéria!! Muito informativa e importante