O que seria o Autismo?

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o desenvolvimento social, emocional e comunicativo de uma pessoa. Ele é conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois engloba uma ampla variedade de sintomas, níveis de gravidade e características individuais. O TEA geralmente se manifesta na infância e dura ao longo da vida.

De acordo com o DSM-5 (2014), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dois domínios principais, sendo:

A. a presença persistente de déficits na comunicação social recíproca e interação social, e B. a exibição de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

O critério A refere-se aos déficits duradouros na comunicação social recíproca e interação social, podendo se manifestar através de características como:

  • Déficits expressivos na comunicação não verbal e verbal utilizadas para interação social;
  • Ausência de reciprocidade social;
  • Incapacidade de estabelecer e manter relacionamentos de amizade adequados ao estágio de desenvolvimento, entre outros.

O critério B aborda os padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, podendo incluir pelo menos duas características, tais como:

  • Comportamentos motores ou verbais estereotipados, ou comportamentos sensoriais atípicos;
  • Adesão excessiva a rotinas e padrões ritualizados de comportamento;
  • Interesses restritos, fixos e intensos;
  • Hiporreatividade a estímulos sensoriais, entre outros.

Adicionalmente, o DSM-5 (2014) introduziu uma classificação baseada nos níveis de gravidade do TEA, considerando a quantidade de apoio necessário para lidar com as dificuldades apresentadas. Esses níveis são denominados como Nível 1 (exige apoio), Nível 2 (exige apoio substancial) e Nível 3 (exige apoio muito substancial).

Esses critérios e classificações são instrumentais para o diagnóstico e compreensão do TEA, auxiliando profissionais de saúde e educadores na identificação e oferta de suporte adequado para indivíduos com essa condição. As manifestações e a complexidade do desenvolvimento de crianças e jovens com TEA variam de acordo com o nível e idade, sendo cada um único ao expressar essas características.

É importante observar que cada pessoa com autismo é única, e as complicações que enfrentam podem variar consideravelmente. Abordagens de apoio personalizadas, intervenções precoces e programas educacionais adaptados e adequados podem ajudar a melhorar a qualidade de vida e a autonomia das pessoas com autismo. O entendimento e a aceitação da diversidade no espectro autista são fundamentais para promover uma sociedade mais inclusiva e justa.

 

Um abraço!

Maria Fernanda

Referência:

DSM-5. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5 / [American Psychiatric Association; tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento … et al.]; revisão técnica: Aristides Volpato Cordioli … [et al.]. – 5. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed, 2014.

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