Saiba entender os sinais e como lhe dar com o DESGASTE EMOCIONAL

Não temos vivido em tempos fáceis. A velocidade com que tudo acontece em nossas vidas, nem sempre é a mesma velocidade que assimilamos as coisas e processamos todos os acontecimentos. Por isso é inevitável sentirmos um esgotamento mental que apresenta quando atingimos o limite de suas emoções.

Trata-se de um processo que vai se estendendo e o indivíduo vive constantes tensões. Muito comum. É aquela sensação de que estamos no limite do cansaço.

É preciso dar atenção neste caso e tratar com seriedade antes que possa se transformar em um transtorno como depressão, ansiedade entre outros.

Neste caso, não se trata de um precisarmos de um tempinho, uma folga para nos cuidar ou um momento de sossego. Geralmente tendenciamos a achar que é apenas cansaço. No entanto, devemos ter muita atenção com nossa saúde mental.

Quando alguns sintomas físicos começam a aparecer, aí então precisamos ligar o nosso alerta. Os sintomas podem ser: sono não reparador, queda no rendimento no trabalho, memória fraca, dores no estômago e intestino com dificuldades de funcionamento, desânimo e falta de entusiasmo para fazer atividades com amigos ou parceiros, vontade de chorar sem explicação aparente, alterações de humor, estafa, dificuldades de ler e assimilar conteúdos, pensamentos negativos.

Para lhe dar com o desgaste emocional segue algumas dicas:

  • Busque Conhecer a si mesmo: O autoconhecimento é necessário, pois te permitira se conectar consigo mesmo lhe dando com sabedoria com suas emoções.
  • Reavalie sua rotina: Analise se sua rotina está adequada a sua realidade e possibilidade. Muitas vezes a rotina é o real motivo do desgaste.
  • Faça atividades que lhe dão prazer: Seja atividades físicas, seja um hobby, seja o trabalho.
  • Desenvolva a sua inteligência emocional: Busque ferramentas que o ajudem a lhe dar com suas emoções de forma mais eficaz e prática.
  • Procure ajuda profissional: Sempre é positivo estar com pessoas que contribuam para nosso desenvolvimento e auxiliam na clareza dos seus sentimentos e emoções.

Interessante que quando escrevo essa matéria me reconheci ter vivido alguns momentos de desgaste emocional, mas naquele momento eu não soube reconhecer do que se tratava. No entanto, fui atrás de ajuda profissional que pudesse contribuir com aquela fase.

Na maioria das vezes, não conseguimos reconhecer nossas dificuldades e nem sabemos por onde começar. Outras vezes não damos atenção às pessoas próximas a nós que nos alertam. Outrora, acreditamos que com a gente nada acontece. Pense nisso!

Precisamos ser bondosos conosco mesmo. Ser gentil com a gente mesmo. É preciso se voltar para dentro, colocar o “pé no freio”, recomeçar talvez e seguir em frente com a “carga” da vida.

Desejo que este ano que se inicia você remodele o que não está sendo bom, o que pode ser melhorado e o que pode fazer para ser mais feliz e realizado.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/

1 thoughts on “Saiba entender os sinais e como lhe dar com o DESGASTE EMOCIONAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *