Projeto Chica Par(t)indo com Gestantes levará atividades gratuitas ao público de Uberlândia

“Chica Partindo com Gestantes” é um projeto cultural idealizado pela atriz, palhaça e mãe, Amanda Aloysa, que une teatro, palhaçaria feminina e maternidade. Nele, ela compartilha suas experiências nesses três universos tão singulares, mas ao mesmo tempo tão intrinsecamente ligados.

O projeto tem como principal premissa utilizar a arte e a palhaçaria como ferramentas de comunicação e informação sobre questões, angústias e possibilidades que cercam a gestação e o parto. Tratamos temas como a escolha da via de parto, o poder de decisão da gestante e a compreensão de que nem sempre os planos saem como esperado, e tudo bem.
Dividindo-se em duas ações, o projeto inclui a apresentação do espetáculo “Chica Par(t)indo”, seguido pela realização da palestra “Da Gestação ao Pós-Parto”.
O espetáculo “Chica Par(t)indo” é um trabalho solo de palhaçaria que nasceu das minhas inquietações, pesquisas e experiências durante a gestação do meu primeiro filho, João Miguel, que está prestes a completar 5 anos. A palhaçaria feminina tem a peculiaridade de criar obras autobiográficas, e neste caso, aborda a gestação de um ser. Com muito humor e afeto, minha palhaça Chica Benta, grávida, nos mostra esse novo mundo que também nasce dentro e fora dela, afinal, “Ela sabe, ela estudou” ou “Eu sei, eu estudei” (spoiler rsrs).
Após o espetáculo, teremos a palestra “Da Gestação ao Pós-Parto” com as doulas Byanca Bonvini e Natasha Vendramini. Abordaremos temas fundamentais, como cuidados durante a gestação, vacinação, acompanhamento pré-natal, direitos das gestantes, técnicas de parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação, puerpério, entre outros.
O espetáculo Chica Par(t)indo não é exclusivo para gestantes; é para gestantes, não gestantes, puérperas e suas redes de apoio. É para todas as pessoas que acreditam em processos mais sensíveis e humanizados. E por isso o espetáculo sai dos palcos  convencionais do teatro e ganha espaço nas quadras de escolas, centro comunitários e espaço voltado para o cuidado e a saúde. Acredito que levar a linguagem teatral para fora do teatro é uma forma de democratizar a cultura e a informação, rompendo as barreiras dos espaços convencionais e levando o espetáculo gratuitamente a diversas instituições em Uberlândia.
Para garantir que mais pessoas tenham acesso pleno às informações e ao espetáculo, as atividades terão a presença de um intérprete de Libras, visando promover a inclusão e democratizar o acesso à fruição artística e ao conhecimento.
Gratuito
23/11 (quinta-feira) às 19h – Escola Estadual do Parque São Jorge
Rua Oswaldo Silvério da Silva, 346 – São Jorge, Uberlândia
Número de Público: 180 pessoas
28/11 (sexta-feira) às 19h – Projeto Prepara (Universidade Federal de Uberlândia – Curso de Fisioterapia) | UFU – Campus Umuarama – Anfiteatro 8C
R. Ceará – Umuarama, Uberlândia
Número de Público: 70 a 180 pessoas
29/11 (sábado) às 19h – Apheto Centro Materno Infantil
Anfiteatro do Laboratório Sabin
Rua Cipriano Del Favero, 515, Terceiro Andar, Centro
Número de Público: 100 pessoas
02/12 (sábado) às 15h – Escola Navegantes R. Carajás, 422 – Tabajaras, Uberlândia
Apresentação Aberta (Gestantes, Grupo Balaio de Chita e pessoas acima de 12 anos)
Número de Público: 80 pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *