Educação Inclusiva x Educação Especial

 

 

Fonte: www.canva.com

A educação é um direito fundamental e inalienável para o desenvolvimento, formação e construção de uma sociedade, permitindo a inclusão da diversidade em todos os âmbitos sociais, principalmente no contexto escolar.

No entanto, as necessidades e habilidades de aprendizado de cada pessoa podem variar amplamente. Com o propósito de assegurar que todos tenham acesso a uma educação de alta qualidade, independentemente de suas necessidades e características individuais, a Educação Especial e a Educação Inclusiva desempenham papéis cruciais na promoção desse objetivo.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que define a Educação Especial no artigo 58 como “[…] a modalidade de ensino oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação”. Essa abordagem visa adaptar e adequar o currículo, as metodologias e as estratégias de ensino para garantir que os estudantes tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver de acordo com suas necessidades e características individuais.

Por outro lado, a Educação Inclusiva busca a participação de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades e necessidades. Ela promove a diversidade, a aceitação e a compreensão, preparando os estudantes para um mundo onde as diferenças são valorizadas. Ambas as abordagens são importantes e complementares, trabalhando juntas para criar um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo para todos.”

Referência: BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm.

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