5 itens que afetam diretamente sua saúde mental

Nunca se falou tanto sobre o saúde mental como nos últimos meses e anos. Cuidar da saúde mental é fundamental para evitar o desencadeamento de doenças e transtornos mentais como ansiedade, depressão, transtornos alimentares. Transtornos Obsessivo Compulsivo (TOC), Síndrome de Burnout, Transtorno de personalidade Bordeline, transtornos bipolares dentre outras várias.

Tivemos neste mês de outubro, o dia Mundial da Saúde Mental, dia 10, que destaca a importância do cuidado com o bem-estar psicológico e emocional, buscando promover a conscientização deste assunto e sobre a importância da qualidade de vida e encorajamento em busca de solução e tratamento adequados.

Fonte: https://noticias.portaldaindustria.com.br/

A saúde mental está relacionada à forma como a pessoa reage às cobranças, exigências da vida e ao modo como administra suas emoções, capacidades, desejos, ideias, habilidades e ambições.

Por isso precisamos estar atentos a todas as coisas que podem no dia-a-dia interferir na nossa qualidade de vida. Cito abaixo cinco itens importantes a serem observados:

– Uso excessivo de telas: Sabemos que o celular e computadores são itens que a cada dia usamos mais e mais e isso aumenta ansiedade, tornando um vício difícil de mudar, porque se torna um hábito com o passar do tempo.

–  Dormir mal: Quem acorda bem depois de uma noite mal dormida, onde não há descanso? Noites mais dormidas causam irritabilidade, falta de concentração, instabilidade emocional e física. Fato não é mesmo?

– Perfeccionismo: Sabemos que a exigência conosco mesmo é a pior. Toda a cobrança e exigência são boas até certo ponto, mas quando se tornam obsessão gera estresse crônico.

–  Uso excessivo de álcool e drogas: O uso destes itens está diretamente relacionado ao desenvolvimento de doenças mentais e diversos transtornos, pois, na maioria das vezes ataca os gatilhos de dores, tristezas e sentimentos depressivos.

– Reprimir sentimentos: O péssimo hábito do ser humano é tentar reprimir, esconder e negar os sentimentos e a situação que se encontra. O tal do “engolir o choro”, “não conta para ninguém”, “homem não chora”, “não deixa ninguém ver” é uma verdadeira cilada. Em algum momento da vida, isso transborda e muita das vezes, pela demora, se torna mais difícil e moroso resolver.

Gostou das dicas? Pense nessas dicas e procure aplicá-las na sua rotina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *