SEXUALIDADE E MENOPAUSA

Durante a Menopausa, as mulheres passam por mudanças em seu corpo que podem necessitar de atenção. Importante incentivá-las a procurar um especialista, que pode auxiliá-las a passar por essa fase da vida feminina, com mais tranquilidade. Uma das mudanças é a alteração de lubrificação e trofismo genital, ou capacidade de elasticidade e função no sistema genitourinário.

A mulher pode apresentar ressecamento vaginal, ardência ou dores na relação sexual e no ato de urinar, o que se define por síndrome genitourinária do climatério. A diminuição de desejo sexual parece coroar essa travessia. Muito difícil ter libido (desejo sexual) se houver ressecamento ou dores na relação sexual.

É importante ter coragem para desabafar, e encontrar um ambiente médico acolhedor para isso. Falta de desejo sexual, falta de excitação, ausência de orgasmo e dor no ato sexual são comuns. A consulta com o ginecologista vai discutir aspectos tanto físicos quanto emocionais.

O tratamento da síndrome genitourinária envolve medidas gerais de hidratação vaginal, uso de energias ginecológicas como Laser CO2, FRAXX e cremes hormonais locais, com resultados já comprovados em estudos da área.

Não deixe de buscar ajuda! Pode ser uma fase de mudanças na sexualidade, mas você pode transformá-las em mudanças de evolução da sexualidade com autocuidado, autoestima, descobertas e realização! Tem alguma amiga que essa matéria possa ajudar? Vamos ajudar umas às outras!

Grande abraço!

Fonte imagem: ig delas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *