Porque aprender sobre a linguaguem corporal

A linguagem corporal é o comportamento humano que não pode e não deve ser transmitido apenas por palavras. A maneira como nos movimentamos é vista da maneira como a outra pessoa decide enxergar que são os reflexos dos nossos movimentos.
A linguagem do corpo fala sobre as aspirações da pessoa, sobre o que está pensando ou sentindo.
Estamos habituados a observar as expressões do rosto, do olhar principalmente, mas não do restante do corpo. Saiba que o restante pode apresentar muitas características da pessoa. Os gestos são inconscientes, por isso estão relacionados com o que passa no interior das pessoas.
Observar, entender o que o corpo demonstra, representa perceber sentimentos e expressões que não se comunicam por palavras, mesmo considerando o tom de voz, a linguagem corporal pode apresentar outra situação. No entanto, é preciso observar todo o contexto em que a comunicação está ocorrendo.
Quantos de nós já observamos pessoas que diziam alguma coisa, mas conseguíamos perceber pela gesticulação ou forma de agir que algo estava diferente? Que não tinha naturalidade.
Um simples gesto como um braço cruzado, um tom de voz, uma perna “balançando”, pernas abertas podem dizer muito mais sobre como a pessoa está se sentindo e/ou pensando.
Temos os seguintes tipos de linguagem corporal: cinésica que são os gestos, movimentos e expressões faciais. Temos a paralinguaguem que são os recursos que modificam o som da voz. Temos as características físicas que são as aparências e a forma do corpo. Temos a tacêsica que são os toques e ainda a proxêmica que é como a pessoa se usa no espaço físico.
O que todos nós queremos é desenvolver uma linguagem corporal positiva e comunicar confiança não é isso? Então segue umas dicas:
• Tenha um aperto de mão dominante (demonstra segurança);
• Olhe nos olhos das pessoas;
• Fale com calma e utilize o mesmo tom de voz;
• Use um vocabulário mais formal, sem gírias;
• Adote uma postura neutra;
• Mantenha a respiração constante.

Fonte: https://glaucocavalcanti.com.br/o-corpo-fala/

Pequenas dicas como essas fazem a diferença e até parece fácil, mas entender sobre a linguagem corporal é mais complexo do que se imagina. É importante saber se apresentar no meio pessoal e profissional e isso requer um tempo de preparo e dedicação.
Me diz, você consegue ter a percepção do outro analisando apenas a linguagem corporal?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *