Educação tecnológica: Os Torneios de Robótica e os benefícios para a formação integral.

Muitas escolas tem inserido em seu planejamento conteúdos relacionados à educação tecnológica. Nos dias atuais é quase improvável pensar em um currículo completo sem contemplar as áreas que envolvam a tecnologia.

O mais importante nessa linha de educação é entender que a tecnologia por si só não alcança os objetivos integrais que é desejada para nossas crianças e jovens. A educação tecnológica deve ser o pano de fundo e ter como principal objetivo desenvolver as mais diversas habilidades fundantes, requeridas para um indivíduo. Aliar a tecnologia a educação, é desenvolver habilidades e competências que instiguem a criatividade, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, através do trabalho em equipe, a tomada assertiva de decisões e capacidade de resolução de conflitos.

Um exemplo de como essa metodologia pode ser aplicada para além da sala de aula, é oportunidade da experiência em competições e Torneios de Robótica.

Nesse final de semana, aconteceu em Uberaba o Torneio Regional de Robótica. Aproximadamente 55 equipes do Triângulo Mineiro se inscreveram em 5 categorias que disputaram vagas para o Torneio Brasileiro de Robótica, no mês de dezembro, em Brasília.

De acordo coma empresa R2E – Robótica Educação e Eventos, criadores do Torneio, “a Metodologia do Torneio Brasil de Robótica, há doze anos explora as competências individuais de seus participantes no enfrentamento e resolução de problemas no mundo real, estimula o empreendedorismo por meio das soluções apresentadas aos problemas trabalhados, fortalece as habilidades técnicas e científicas individualmente de cada integrante com o propósito de descortinar os expoentes, além de exercitar os domínios da gestão de forma ampla e integrada, fazendo a melhoria contínua dos processos”.

Ao acompanhar o progresso dos jovens e crianças no caminho em direção ao TBR-regional, pudemos testemunhar seu notável crescimento em várias áreas, começando pela oportunidade de se tornarem pesquisadores e serem incentivados a buscar soluções tecnológicas para abordar os desafios globais e contribuir para um mundo melhor.

O foco do Torneio foi direcionado aos projetos de pesquisa que visavam à preservação da vida terrestre e o abrandamento das mudanças climáticas globais. A partir deste tema, as equipes foram desafiadas a inovar, conceber e refinar soluções viáveis, com o objetivo de tornar nosso planeta um lugar mais habitável.

Durante o torneio uma mistura de emoções permeou todos os envolvidos. Os participantes, do mais novo ao mais velho, tiveram que aprender a lidar com a ansiedade, com a frustação, com o “ganhar e perder”. Tiveram também que desenvolver a empatia, o trabalho em equipe e a superar seus medos, barreiras físicas e emocionais em todo tempo. Programar os robôs e colocá-los na mesa para cumprir missões pré-determinadas, foi o menor dos desafios vivenciados pelos participantes.

No final, das 55 equipes apenas 24 prosseguiram. Lágrimas de alegria e frustação percorreram as mais diversas faces dos presentes no local e com isso, o que ficou foi a aprendizagem, a reflexão, a sensação de dever cumprido, o olhar para o aprimoramento e o desejo de superar limites e prosseguir.

Diante dessa vivência, conseguimos nos certificar que a educação tecnológica transcende a mera introdução de dispositivos e circuitos nas salas de aula; ela é um investimento no potencial humano. Ela nutre a inventividade, fomenta conexões interpessoais e inspira a busca incessante por um mundo melhor. Ao reconhecer que a verdadeira riqueza da tecnologia reside na capacidade de aprimorar nossas vidas e construir laços que transcendem fronteiras, estamos construindo o caminho para um futuro mais promissor, onde a inovação e a humanidade se unem para tornar o amanhã, um local verdadeiramente melhor para todos nós.

8 thoughts on “Educação tecnológica: Os Torneios de Robótica e os benefícios para a formação integral.

  1. Suselaine da Fonseca Silva says:

    Perfeita a abordagem dessa matéria! A participação em torneios promove o desenvolvimento do pensamento computacional e científico! Parabéns!

  2. Marciley says:

    O Batista carrega em sua missão a vontade intrínseca de fazer a diferença na vida das pessoas, através da educação com propósito de vida apoiada em pontos basilares como a tecnologia educacional, a confessionalidade, o programa de formação ética e socioemocional, o ensino bilíngue e o esporte, desde sua implantação há 105 anos, evidenciando a tecnologia educacional nas 2 últimas décadas conforme advento tecnológico mundial, criando incansavelmente sinergias e objetivos entre pessoas, em prol de um objetivo comum, que é a educação integral.

    Entre os desafios está a qualificação profissional, onde o Batista avança de forma orgânica levando seus professores à capacitação contínua, onde destacamos as Professoras Doutoras Suselaine da Fonseca e Lorena Sartorella, doutoras em educação tecnológica com foco na  Robótica.

  3. Karina Alves says:

    Para continuar com as aulas de robótica na escola pública a qual trabalho, partimos para a preparação dos alunos para os torneios de robótica. Os alunos se destacaram e, todos os campos inerentes à robótica educacional, foram evidenciados durante as aulas.

    • Thaise Meneguelli Cassette says:

      Que bacana! Feliz saber que essas crianças estão tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades através de um projeto como esse! Parabéns!

  4. Tamara says:

    Esse desenvolvimento do trabalho que as crianças adquirem, de enxergar o tecnológico muito atrelado ao científico, é sensacional!
    E somos muito felizes de fazer parte disso!
    Evento que envole alunos e familiares, que fortalece relações e que fortalece conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *