Quem não tem dificuldades com mudanças em algum momento da vida, que atire a primeira pedra! Naturalmente algumas pessoas possuem resistência a mudança do que outras, isso varia de acordo com o perfil comportamental de cada indivíduo e também das vivências que trazem incertezas e inseguranças ao longo da vida.
Por outro lado, a mente humana é voltada para manter a zona de conforto e por isso muitas vezes vivemos no modo “piloto automático”, condicionado a facilidade e costume das ações e da rotina.
Acho que essa é a palavra-chave: rotina! Vamos equilibrando entre os afazeres, obrigações que com o passar do tempo, esquecemos do que nos agrada, do que nos motiva e se precisamos modificar algo. Até nisso temos que pensar.
Boa parte das pessoas não reconhecem nem mesmo o que precisam mudar e quando possuem a consciência, possuem grandes dificuldades de fazê-las. Algumas começam, mas não dão continuidade. O que acontece mesmo é que os hábitos se disfarçam de necessidade e no dia-a-dia não percebemos.
Veja só: resumidamente acordamos, trabalhamos e chegamos em casa para o descanso da noite e renovação da energia para recomeçar o dia seguinte. E assim sucessivamente dia após dia. Vale lembrar que pessoas insatisfeitas, demoram a perceber que a sua rotina repetitiva está longe do ideal pelo fato de estarem acostumadas a ela.
Mas como iniciar a mudança de hábitos? Comece fazendo um planejamento do que deseja, do seu objetivo. Busque identificar os gatilhos que fazem você repetir tais ações e tomar tais atitudes. Geralmente encontramos essa resposta nas “recompensas” que ganhamos. São prazerosas.
Por fim, crie um cronograma com objetivos menores por etapas. Na primeira etapa, tente incluir novos comportamentos dando início ao processo de transição. Em seguida, deve acontecer o reforço, que é onde a disciplina e comprometimento deve ser constante.
Para aplicar esta mudança de hábito, uma técnica simples e que cria compromisso consigo mesmo é escrever num papel, agenda um hábito que deseja mudar, modificar, Em seguida, crie a meta final e escreva. Coloque prazo, tempo para que consiga executar. Faça um plano passo a passo, do que precisa ser modificado, retirado da sua rotina e também inclua os novos comportamentos.
Se necessário e possível, compartilhe com alguma pessoa seu objetivo para que te ajude a perseverar e reforçar o novo hábito positivo. É um reforço extra poderoso.
Lembrando também que um profissional que pode te auxiliar bastante é o Coach que ajuda seu cliente a definir e realizar um objetivo pessoal ou profissional específico. Sempre bom ter aliados capacitados para ajudar a evoluir e crescer.